18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Servidor do Estado contribui com livro que debate problemas e soluções para a Amazônia Legal 64454h

Atualizada em 05/07/2024 10:44 2r366z

O procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Estado e presidente do Fórum de Procuradores de Estado de Meio Ambiente da Amazônica Legal (Fopema), Rodrigo Fernandes das Neves, participou do Lançamento do livro “Perspectivas Jurídicas para um futuro sustentável: reflexões do Fopema sobre mudanças climáticas e combate ao desmatamento”, ocorrido na quarta-feira, 3, na Sede do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), em Brasília.

O lançamento faz parte da iniciativa Diálogos pelo Clima, que, desde 2022, visa engajar diferentes profissionais que atuam no Sistema de Justiça Brasileiro no tema das mudanças climáticas e do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado.

“Não existe solução global para as mudanças climáticas sem a Amazônia. Os advogados públicos, organizados no Fopema, têm o compromisso de atuar proativamente para viabilizar políticas públicas para redução do desmatamento, financiamento climático e distribuição justa e equitativa de benefícios às comunidades tradicionais e indígenas, nos nove estados da Amazônia Legal. A geração de conhecimento na região e o fortalecimento das instituições são essenciais para esses objetivos”, frisa Rodrigo Fernandes.

A obra traz a visão dos procuradores de Meio Ambiente da Amazônia Legal e expõe suas perspectivas para temas como mercado de carbono, segurança pública, conversão de multas e unidades de conservação no livro. O procurador do Estado do Acre escreveu o capítulo que aborda Mercado de Carbono.

A procuradora do Estado, Márcia Regina, que faz pesquisa de doutorado sobre o Consórcio da Amazônia Legal, prestigiou o lançamento. “São procuradores do Estado que têm a visão de construir soluções junto aos gestores para a mitigação dos impactos climáticos, para a garantia da segurança jurídica para o Estado e para a construção de políticas públicas nesta temática”, expôs.

O objetivo focal da obra é trazer um entendimento jurídico sobre ações e consequências das mudanças climáticas e possíveis soluções para enfrentar problemas ambientais.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Aluna do Colégio Militar Dom Pedro II conquista medalha de ouro em projeto nacional de química 3j635g

Raimundo Souza

Governo do Acre lança licitação para primeira fase do Arco Metropolitano de Rio Branco 6n36s

Marcio Nunes

Estado sanciona lei que visa proteger pessoas idosas contra atos de violência patrimonial e financeira 3v2y1n

Jamile Romano

Com sete cidades em situação de emergência, Acre continua sem previsão de chuvas nesta quinta 3j3a6g

Jamile Romano

Sebrae e ApexBrasil realizam programa para facilitar o o de pequenos negócios ao mercado exterior e662u

Jamile Romano

No primeiro dia de campanha, Bocalom é recebido por multidão na Baixada da Sobral i237

Marcio Nunes