19.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Reforçando o atendimento de saúde de urgência, governo do Acre realiza entrega de ambulâncias aos municípios 523c5

Atualizada em 30/08/2024 07:45 55546u

Qualificando o atendimento de saúde do Acre, o governador Gladson Cameli realizou na quinta-feira, 29, a entrega de três ambulâncias de e básico. O acréscimo à frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/AC) acontece por meio de doação do Ministério da Saúde e contempla os municípios de Plácido de Castro, Porto Acre e Xapuri.

Reforçando o atendimento de saúde de urgência, governo do Acre realiza a entrega de ambulâncias aos municípios. Foto: José Caminha/Secom

Os veículos fazem parte do programa de investimentos coordenado pelo governo federal, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Como parte do eixo de investimento em saúde, cada veículo contou com o investimento de R$ 289 mil, somando ao todo R$ 867 mil voltados para o atendimento de emergência nos municípios acreanos.

O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto é para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda; e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

Governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou a importância da parceria com o governo federal e de oferecer as condições adequadas para os servidores do SAMU. Foto: José Caminha/Secom

O governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou a importância da parceria com o Governo Federal e de oferecer as condições adequadas para os servidores do SAMU, que se dedicam a salvar vidas.

“Precisamos agradecer a parceria com o governo federal e garantir condições adequadas para os servidores do SAMU, esses guerreiros que se dedicam a salvar vidas e proteger a população,” afirmou. “A eficiência pode fazer a diferença em salvar uma vida. Quero parabenizar os guerreiros do SAMU e à equipe do secretário Pedro Pascoal pelo excelente trabalho. Nosso compromisso é continuar valorizando o servidor público e proporcionando condições adequadas para o desempenho de suas funções.”

Titular da Sesacre, Pedro Pascoal, afirma que a doação advém da necessidade de troca de ambulâncias dos municípios beneficiados e aponta que até o final do ano, há a previsão da entrega de mais seis veículos de atendimento. Foto: José Caminha/Secom

O titular da Secretária de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Pedro Pascoal, afirma que a doação advém da necessidade de troca de ambulâncias dos municípios beneficiados e aponta que até o final do ano, há a previsão da entrega de mais seis veículos de atendimento. “Eram ambulâncias que já tinham critérios para serem trocadas e o Ministério da Saúde entendeu a necessidade. Então inicialmente essas três ambulâncias já se encontram no estado até o final do ano, previsão de pelo menos mais seis”, afirmou.

“Paralelo a isso o governador vem investindo nos nossos profissionais da saúde e está entregando fardamentos – que é um equipamento de proteção individual -, para que os nossos profissionais atendam de forma digna e segura os pacientes que necessitam de atendimento na rede de urgência e emergência”, concluiu o secretário.

Entre os diferentes tipos de ambulância, a ambulância de e básico (USB) é uma das mais comuns e importantes para o atendimento pré-hospitalar. Foto: José Caminha/Secom

Uma ambulância de e básico é constituída por uma equipe mínima de três profissionais: motorista, enfermeiro e médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi criado pelo governo federal brasileiro em 2003 como parte do Plano Nacional de Atenção às Urgências. Entre os diferentes tipos de ambulância, a ambulância de e básico (USB) é uma das mais comuns e importantes para o atendimento pré-hospitalar.

A ambulância de e básico é equipada com materiais e equipamentos que permitem o e à vida do paciente durante o transporte, como maca, oxigênio, soro medicinal e desfibrilador. Além disso, a tripulação é composta por um enfermeiro e um motorista socorrista, que estão preparados para prestar os primeiros socorros e estabilizar o paciente até a chegada ao hospital.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Ifac lança editais do Auxílio Permanência para Cruzeiro e Sena 3x6k4f

Jamile Romano

TJAC explica as regras para viagens de crianças e adolescentes 6x6v56

Jamile Romano

Obras para conter desbarrancamento na região da arela Joaquim Macedo tem inicio prejudicado por causa das chuvas 5c5v52

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco lança Sala do Empreendedor 291x1t

Jamile Romano

As novas metas climáticas brasileiras e a geopolítica mundial de convergência ambiental 55rd

Raimundo Souza

Governo e parceiros realizam 2ª Conferência Regional do Baixo Acre dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ 4o1p6v

Raimundo Souza