25.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado avalia instalações do espaço que será utilizado para preparação de refeições destinadas à população em situação de rua 5hvh

Atualizada em 31/08/2024 16:05 2h5i26

A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, visitou, nesta sexta-feira, 30, junto ao superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Tiago Mourão, o imóvel que está previsto para ser a sede da cozinha solidária para população em situação de rua, localizado no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.

Área irá possibilitar o avanço nas políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua. Foto: Mateus Gadelha/SPU

O objetivo da visita foi avaliar as instalações do espaço que será utilizado para a preparação de refeições destinadas à população em situação de rua da capital. A SPU será responsável pela cessão do local ao estado para a implementação de atendimentos sociais.

Mailza conhece ambiente para instalação da cozinha solidária. Foto: Mateus Gadelha/SPU

Mailza Assis destacou que essa ação é viabilizada graças ao pacto estadual do Plano Ruas Visíveis, uma iniciativa do governo federal.

“A Cozinha Solidária tem como objetivo atender a população em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que vivem nos arredores e em toda Rio Branco. Com essa iniciativa, trabalharemos uma política pública essencial que beneficiará não apenas os moradores deste bairro, mas toda a cidade, oferecendo refeições saudáveis para quem mais precisa”, explicou.

Neste ano, o governo federal lançou o Programa de Democratização dos Imóveis da União, que disponibiliza imóveis não utilizados para políticas públicas sociais.

Unidade será referência para população em situação de rua. Foto: Mateus Gadelha/SPU

O superintendente da SPU no Acre, Tiago Mourão, ressaltou que a União dispõe de diversos imóveis na cidade e em outros municípios, que estão à disposição da sociedade. Esses imóveis podem ser utilizados por istrações municipais, estaduais e órgãos federais.

“Identificamos uma necessidade apresentada pela Secretaria de Assistência Social e pelo promotor Thales de encontrar um espaço adequado para acolher a população em situação de rua. Estamos falando de pessoas que precisam ter sua dignidade restaurada, e como a secretária Mailza mencionou, a alimentação é o básico de tudo. Por isso, a SPU está à disposição para ajudar nessa causa e certamente colaboraremos muito com a destinação e cessão desse imóvel para o Estado”, afirmou.

O imóvel, que já foi sede de instituições como a Polícia Federal e a Receita Federal, será redirecionado para novos projetos, como a Cozinha Solidária. O espaço ará por reformas e adaptações para atender as necessidades da comunidade, além da formalização do termo de cessão do local para o Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Rio Branco alcança mais de 30 mil clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica 1ma64

Jamile Romano

Escola Sesc abre processo seletivo com vagas para ano letivo de 2025 em Rio Branco 4v4t2q

Jamile Romano

Procon realiza Operação Folia no Carnaval da Família 5l6p3v

Raimundo Souza

Quase 30 mil acreanos já declararam o Imposto de Renda 2025 1y5i47

Jamile Romano

Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+ 2o6o1l

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco investe em segurança alimentar com fábrica de leite de soja 62641

Marcio Nunes