23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Fies 2/2024: MEC divulga resultado da pré-seleção 6y4pe

Atualizada em 10/09/2024 14:26 p1u20

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 9 de setembro, o resultado e a ordem de classificação dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024. O resultado da pré-seleção pode ser conferido pelo Portal Único de o ao Ensino SuperiorNesta edição, o programa ou a oferecer, pela primeira vez, reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. 

De acordo com o Edital nº 26/2024, que rege a seleção, é necessário que os candidatos realizem a complementação da inscrição durante o período de 10 a 12 de setembro pelo Portal Único. 

Após a complementação, o candidato deverá validar as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para a validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição. Essa etapa precisa ser realizada diretamente na instituição de educação superior para a qual o estudante foi pré-selecionado.   

Os candidatos que não foram selecionados agora constarão automaticamente na lista de espera, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, conforme a ordem de classificação. As convocações ocorrerão entre 16 de setembro e 29 de outubro. A complementação da inscrição dos pré-selecionados em lista de espera deverá ser feita em até três dias úteis após a data da convocação.  

Fies Social  A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.   

Fies – Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos. 

[Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) ]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Focos de incêndio no Pantanal estão sob investigação da PF, diz Marina 3o5h46

Jamile Romano

Câmara aprova auxílio para alunos de baixa renda do ensino médio 6f2ms

Marcio Nunes

Pedro, do Flamengo, rompe o ligamento cruzado e está fora da temporada 5n3ne

Jamile Romano

Hoje é último dia para regularizar ou transferir título de eleitor 1r3d33

Jamile Romano

Governo vai propor penas mais rigorosas para quem provoca incêndio ambiental 442e4e

Jamile Romano

Alerta! MEI com dívidas pode ser excluído do Simples Nacional 724760

Raimundo Souza