25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Iniciativa Amazônia+10 divulga resultados preliminares da chamada Expedições Científicas 1c6y1p

Atualizada em 05/10/2024 07:21 3j6xv

A Iniciativa Amazônia+10 divulgou nesta sexta, 4, os resultados preliminares das propostas de pesquisa aprovadas no Edital Expedições Científicas, lançado em novembro de 2023 pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, foram selecionados 20 projetos, orçados em R$ 78.2 milhões, que vão mobilizar 77 grupos de pesquisadores vinculados a 18 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e também às agências estrangeiras Research and Innovation (UKRI), do Reino Unido, e Swiss National Science Foundation (SNSF), da Suíça.

Foram selecionados vinte projetos voltados à ampliação do conhecimento sobre a sociobiodiversidade amazônica, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável. Imagem: cedida

Segundo o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Moisés Diniz, cada uma das propostas é liderada por pesquisadores de pelo menos duas FAPs, ou agências estrangeiras, sendo um deles obrigatoriamente vinculado a instituições de ensino superior, ou pesquisa com sede nos Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso). “O edital também previa a inclusão na equipe de pesquisa de pelo menos um integrante dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais (PIQCT)”, acrescentou Diniz

“Estamos satisfeitos com o êxito da Chamada Expedições, tanto pela demanda altamente qualificada, quanto pela sua composição envolvendo parceiros nacionais e internacionais”, afirma a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq, Dalila Andrade Oliveira.

A chamada apoiará expedições científicas voltadas à ampliação do conhecimento sobre a sociobiodiversidade e a biodiversidade amazônica.

As propostas selecionadas estão alinhadas ao objetivo do edital, de preencher duas lacunas importantes do conhecimento científico sobre a região, sendo uma geográfica e outra taxonômica, além de expandir as pesquisas sobre a diversidade sociocultural dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Os 20 projetos aprovados consideram mais de 61 localidades pouco abordadas pela comunidade científica, que serão estudadas. Entre elas, terras indígenas, reservas de desenvolvimento sustentável e extrativistas e outras regiões de difícil o.

“A Amazônia ainda possui muitos segredos que a ciência precisa desvendar e neste edital, iremos apoiar projetos que trarão mais luz sobre essa biodiversidade e sobre os tesouros ancestrais. Esperamos que num futuro bem próximo, sejamos capazes de compreender melhor essa região fantástica e contribuir para a sua preservação e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável”, explicou  Marcel Botelho, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa).

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Com obras sobre trabalho infantil, alunas de Rio Branco recebem premiação no Concurso Ministério Público na Escola 3d4jv

Marcio Nunes

Acusação petista contra Bolsonaro é arquivada por ausência de evidências 465qr

Raimundo Souza

Prefeito Tião Bocalom sanciona Lei que dá o nome de Beth Bocalom ao elevado da Dias Martins 3s2219

Marcio Nunes

Deracre faz manutenção das estradas AC-40 e AC-90 4k2m54

Marcio Nunes

Hospital da Mulher e da Criança do Juruá oferece café da manhã em homenagem às mães doadoras do banco de leite 314k2

Raimundo Souza

Estado lança processo seletivo do Ieptec para atender público da Educação de Jovens e Adultos b2y16

Jamile Romano