23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Mais de 1,1 milhão de MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional 5n5a7

Atualizada em 23/10/2024 10:37 4v394

Mais de 1,8 milhão de empresas foram notificadas pela Receita Federal para resolverem suas pendências tributárias. Uma das punições, caso não se regularizem, é a exclusão do Simples Nacional, regime de tributação simplificada que facilita o recolhimento de contribuições, a partir de 1º de janeiro de 2025.

Entre as empresas, 1.121.419 são microempreendedores individuais (MEIs) e 754.915 são microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). A dívida total é de R$ 26,7 bilhões.

As empresas foram notificadas, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, com um termo de exclusão do Simples Nacional junto e os relatórios de pendências por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN).

Os contribuintes têm 30 dias para regularizar as dívidas junto ao Fisco. O prazo de pagamento do débito começa a partir da primeira leitura do documento, que deve ser feita dentro de 45 dias do recebimento do termo.

Até o fim do prazo, os MEIs que não quitarem seus débitos serão desenquadrados do Simei (mesmo regime de tributação, mas focados nos microempreendedores). Enquanto as MEs e as EPPs sairão do Simples Nacional.

Como regularizar os débitos? 1z5mc

Para evitar a exclusão do regime, as empresas precisam ar o portal do Simples Nacional ou o portal e-CAC da Receita Federal.

Os contribuintes podem optar por duas opções para quitar as dívidas. São eles:

  • pagamento à vista;
  • parcelamento em até 60 meses.

Pendências regularizadas dentro do prazo a exclusão não ocorrerá e os débitos serão considerados quitados. Caso contrário, a empresa será excluída do Simples Nacional.

 

[Metrópoles]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Bets não autorizadas serão suspensas nesta terça 3b3l5c

Jamile Romano

Pedido da CBF é negado e Marta está fora da semifinal olímpica 716v6w

Jamile Romano

PGR defende fim de apuração contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina 1d2t1s

Marcio Nunes

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio 2e4h5v

Raimundo Souza

Homem é preso por tentar invadir STF; polícia achou bomba com suspeito 2k4ff

Raimundo Souza

Brasil condena ataque aéreo de Israel à escola na Faixa de Gaza 3a370

Raimundo Souza