28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ageac dialoga com o sindicato dos taxistas para tratar sobre a regulamentação e melhorias no setor de transporte intermunicipal 3m5hh

Atualizada em 05/11/2024 09:17 5w1a6g

O governo do Acre, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), realizou nesta segunda-feira, 4, uma reunião com o Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos do Acre (Sintcac), para debater temas críticos do transporte intermunicipal no estado. O encontro, que reuniu representantes de diversas regiões, teve como pauta principal o combate ao transporte irregular e o recadastramento dos profissionais do setor.

Entre os pontos mais discutidos, destacou-se o fortalecimento da fiscalização contra o transporte clandestino, considerado uma ameaça à segurança dos ageiros e à legalidade do setor. A Ageac ressaltou que a atividade irregular viola o artigo 84 da legislação estadual, que proíbe o transporte de ageiros sem autorização oficial, além de colocar em risco a integridade de quem utiliza esse serviço. O objetivo da agência é garantir que todos os taxistas estejam regularizados e capacitados para oferecer um serviço seguro e de qualidade.

“A Ageac não pode e não vai tolerar o transporte irregular que coloca em risco a segurança da nossa população e desrespeita os profissionais legalizados do setor. Nosso compromisso é claro: intensificar a fiscalização para assegurar que cada ageiro viaje com segurança e que cada taxista autorizado tenha seu trabalho respeitado. Não mediremos esforços, e vamos agir com rigor, em parceria com os órgãos de segurança, para que o transporte clandestino não tenha espaço no Acre”, destacou o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão.

A reunião contou com representantes do Setor de Regulação, Controle e Fiscalização (Sercof/Ageac), Emerson da Silva e Júlio Figueiredo; o presidente do Sintcac, Telnízio Machado, além dos líderes municipais Esperidião Teixeira, de Rio Branco; José Anacleto, de Epitaciolândia; Jânio Gomes, de Xapuri; Carlos Patrick, de Assis Brasil; Antônio da Silva e Antônio Erinaldo, de Brasileia; Thiago Nascimento, de Acrelândia; e João Santos, de Sena Madureira.

Para o presidente do Sintcac, a intensificação da fiscalização é crucial para proteger tanto os taxistas que operam legalmente quanto os ageiros. Ele observou que a atuação irregular prejudica a categoria, além de privar os usuários das garantias de um serviço regulamentado. Com 25 anos de atuação, o sindicato reforça a importância de aprimorar a legislação para valorizar a segurança e os direitos dos profissionais.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governador pede apoio e entrega Plano de Enfrentamento às Enchentes ao Ministério dos Povos Indígenas 5c6m1v

Marcio Nunes

Apesar da cheia obra da ponte do Judia, no Segundo Distrito da capital, segue adiantada 6e6a48

Jamile Romano

Trânsito de veículos no centro de Rio Branco será alterado nos dias de Carnaval 48396p

Marcio Nunes

Informação sobre o velório do presidente do MDB e ex-governador do Acre Flaviano Melo 6j6f2e

Raimundo Souza

Fundhacre recebe quase R$ 500 mil em instrumentos cirúrgicos 1d5l4g

Jamile Romano

Três ministros do governo federal devem desembarcar no Acre nesta quinta-feira 43n6l

Jamile Romano