22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Anistia 2c605p

Atualizada em 05/11/2024 09:54 65p4v

    A anistia, por vezes torna-se necessária, desde que,  para reparar supostos erros jurídicos e políticos.

             Uma das bandeiras que se seguiu ao movimento revolucionário de 1964, foi à anistia concedida aos condenados e presos políticos, alguns deles, clandestinamente, vivendo no nosso país e muitos deles exilados no exterior. Promessa feita e cumprida, a paz acabou voltando ao nosso ambiente político, ao menos, num nível bastante aceitável.

             Presentemente, muito se tem falado em anistiar os milhares de vândalos e baderneiros, segundo os bolsonaristas, e os perigosos criminosos que direta e indiretamente haviam conspirado contra a nossa própria democracia, segundo os lulistas. Reporto-me as invasões e depredações, ocorridas no dia 08/01/2023, nas sedes dos nossos poderes.

          Não é crível que os próprios vândalos e baderneiros que participaram das referidas invasões houvesse imaginado que todos eles seriam alçados ao poder, mas que suas ações poderiam interessar aos bolsonaristas, em particular, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, talvez sim, talvez não.

             Portanto, esta e a dúvida que precisa ser esclarecida, isto porque, suas ações diferiram e muito, até porque, as ações praticadas por uma velhinha que portava apenas uma bíblia em suas mãos e as ações dos muitos que portavam paus e pedras e com o propósito de arrebentar tudo que viesse encontrar pela frente, foram sim, absolutamente diferentes.

               Que o ex-presidente Jair Bolsonaro, antes mesmo do dia 8 de janeiro de 2023 havia emitido alguns sinais visando manter-se no poder,  independe dos resultados das eleições que adviriam, de fato, foram emitidos, entre eles e a se destacar, suas constantes acusações sobre a vulnerabilidade das urnas eletrônicas. Outra evidência: até uma minuta de “Golpe de Estado”, a despeito do silêncio feito, havia ado por suas avaliações e mãos.

             Pior ainda: no que resultaria uma medida que viesse anistiar o ex-presidente Jair Blsonaro, tornando-o imediatamente elegível, ainda que contando com à aprovação dos nossos congressistas, se o nosso STF-Supremo Tribunal Federal a tornasse inconstitucional?

                 Se uma determinada anistia for constitucionalmente aceita e plenamente estabelecida, nada a se discutir, porém não é o que parece em relação a uma suposta anistia concedida ao próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, até porque, neste sentido, ele próprio é um dois dos pólos da nossa maldita e incômoda polarização Lula/Bolsonaro, e nesta, o ódio tem estado sempre presente.

             Não considero improvável que o ex-presidente Jair Bolsonaro possa  ser anistiado, mas para tanto, o próprio terá que trabalhar nesta direção, jamais brigando com seus potenciais aliados, entre eles, Ronaldo Caiado.

Artigos Relacionados 4e5a1r

Trambiqueiro da fé z4m41

Jamile Romano

Altos membros do PSB iniciaram conversas sobre a possibilidade de o partido fazer uma homenagem a Eduardo Campos 1d4w17

Jamile Romano

Lula da Silva não vai à posse de Donald Trump dia 20 de janeiro 2o3654

Jamile Romano

Chega de bagunça 364u6t

Jamile Romano

Quantos descaminhos? 4z2l13

Narciso Mendes

A ver 5q2t11

Jamile Romano