30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado intensifica ações de enfrentamento à violência contra a mulher na capital e no interior do estado 25q2w

Atualizada em 07/11/2024 10:22 141q4u
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), intensifica as ações de conscientização e atendimentos para mulheres, com o objetivo de ofertar e às vítimas de violência e prevenir que aconteçam novos casos, inclusive de feminicídios. A partir desta quarta-feira, 6, a Semulher realiza atendimentos às mulheres com a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, o Ônibus Lilás, em localidades estratégicas, como em frente ao Palácio Rio Branco e ao Terminal Urbano, na capital. Os serviços jurídicos, de assistência social e psicológicos também são realizados nos municípios do interior do Acre.
As ações foram planejadas com o intuito de combater a violência contra as mulheres. Como parte das iniciativas, a partir desta semana, haverá atendimento especializado para vítimas de violência doméstica de segunda a sexta-feira, em frente ao Palácio e ao Terminal Urbano, além de outras atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês.
A medida facilita o o das vítimas a informações, e psicológico e assistência jurídica e, além disso, divulga os canais de denúncia. “Queremos que esse crime deixe de existir no nosso estado. O feminicídio é um crime evitável, mas, para isso, o ciclo da violência precisa ser rompido. Aquela mulher que precisa denunciar e não sabe como, pode nos procurar. A Semulher está à disposição para ajudar, auxiliar, no que for preciso. É por isso que promovemos essa ação”, explicou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.
As mulheres que buscarem apoio também terão o a encaminhamentos para abrigos temporários, se necessário, e podem contar com o acolhimento inicial da equipe multidisciplinar e receber encaminhamentos a outras instituições de apoio. A Secretaria da Mulher disponibiliza um número de celular institucional, tanto para ligações quanto para mensagens via WhatsApp, por meio do contato (68) 99930-0420.
Mirian Assis, de 22 anos, foi atendida no Ônibus Lilás e disse ser uma iniciativa para fazer aquilo que precisa. “O atendimento foi muito bom, é uma ótima iniciativa, eu precisava, mas nunca fui atrás por causa de problemas financeiros, e por outros problemas que afetaram meu psicológico, me impedindo de buscar ajuda. Esse projeto é muito bom. Sei que existem outras mulheres que precisam e que estão em situações mais delicadas que a minha”, disse.
“Estamos empenhados não apenas em acolher, mas também em prevenir. A Semulher tem feito o acompanhamento dos casos aqui no Acre e um plano de ação pontual para acabar com esse crime, para que todas as mulheres possam viver com liberdade”, destacou a diretora de Políticas para Mulheres, Joelda Pais.
[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Centro de Ensino Especial Dom Bosco realiza ação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo 1r4i3t

Raimundo Souza

Governo do Acre planeja fórum de agricultura para fortalecer cadeia produtiva do cacau 4i1r30

Jamile Romano

Indígena será primeiro lutador do Acre a disputar cinturão do Shooto Brasil, em novembro j4z3p

Jamile Romano

Sessão solene da Aleac celebra contribuições notáveis para o desenvolvimento do Acre 47151q

Marcio Nunes

TRE-AC informa a abertura de inscrições para vaga de advogado 295y5s

Jamile Romano

Acre da início a operação de combate a queimadas e desmatamento 1z4e5h

Jamile Romano