30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 27 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

A ministros, Lula não garante reeleição em 2026 5usx

Atualizada em 21/01/2025 11:21 6n4019

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a auxiliares que pode não ser candidato à reeleição em 2026. A declaração foi dada durante a reunião ministerial de segunda-feira (20), na Granja do Torto, e surpreendeu ministros.

Essa é a primeira vez que Lula ite a possibilidade de ficar de fora da corrida ao Palácio do Planalto. Segundo relatos, o petista afirmou que a decisão dependerá da “vontade de Deus”.

Ao cogitar a hipótese de desistência, o presidente teria mencionado recentes episódios que o colocaram em risco. Ele recordou de uma viagem ao México, em outubro, quando a aeronave presidencial precisou voar em círculos por cerca de cinco horas, após problema técnico. Na ocasião, o avião precisou queimar combustível para retornar ao aeroporto de onde havia partido e pousar em segurança.

Lula também citou como exemplo a recente cirurgia na cabeça após uma queda no banheiro. O presidente relatou que havia risco de morte à época, caso não tivesse ado pelo procedimento cirúrgico, em São Paulo.

Aos ministros, Lula voltou a pedir empenho para que o governo ganhe as eleições em 2026, independentemente de ele ser o candidato. Para vários ministros, apesar de surpreendente, o mandatário deverá ser mesmo o candidato na corrida eleitoral. A avaliação é de que não existe um sucessor à sua altura para ganhar a disputa.

Ainda no encontro, o presidente reclamou de partidos que estão na base aliada, mas não assumem serem parte do governo, a exemplo do PSD, MDB, Republicanos, União Brasil e PP.

Aos ministros dessas legendas, Lula demandou a “tarefa” de atuar para mantê-los na base. Nos bastidores, seus representantes consideraram a fala exagerada e dizem que já tem ajudado na governabilidade, com as votações no Congresso.

“Temos vários partidos políticos, eu quero que esses partidos continuem junto, mas estamos chegando no processo eleitoral e a gente não sabe se os partidos que vocês representam querem continuar trabalhando conosco ou não. E essa é uma tarefa também de vocês neste ano de 2025 e é uma tarefa grande”, disse o presidente.

[CNN]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Brasil tem maior carga tributária da América Latina; compare 2d3j4o

Jamile Romano

Governo libera R$ 27,4 milhões para reforçar segurança do STF 1d4836

Jamile Romano

Mulheres como agentes de mudança: a ascensão do feminino no mundo corporativo e sua influência no crescimento empresarial 7242q

Raimundo Souza

Moraes não vê evidências de que Bolsonaro buscou asilo em embaixada j623f

Jamile Romano

Governo Lula deve taxar empresas de tecnologia se Trump imp tarifas ao aço s702s

Jamile Romano

Senadores querem tocar coração de Virginia, mas deixam seu bolso intacto 1p3550

Raimundo Souza