30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 27 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura discute emendas na saúde de Rio Branco e destaca crescimento de investimentos q4r36

Atualizada em 31/03/2025 17:11 40126n

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta segunda-feira (31), um encontro no Museu do Povos Acreanos, para a apresentação das Emendas Parlamentares Municipais de Execução Indireta voltadas à saúde. O evento reuniu autoridades, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e gestores públicos para discutir os avanços e desafios na aplicação dos recursos.

Os dados divulgados indicam um crescimento expressivo nos investimentos na saúde municipal. Em 2021, o montante destinado foi de R$ 188,5 mil, enquanto que em 2025 esse valor alcança R$ 8,87 milhões. Além disso, em 2024, 84,37% das 32 emendas foram executadas com sucesso, demonstrando a eficiência do modelo de parcerias com as OSCs.

O Secretário Municipal de Saúde, Rennan Biths, enfatizou a relevância das emendas parlamentares para complementar as ações da gestão pública. “O crescimento dos recursos nos últimos anos reflete o compromisso dos vereadores e da sociedade civil com as demandas da população. Vamos continuar trabalhando para garantir transparência e eficiência na aplicação desses recursos”, destacou.

Alcirley Quintela, chefe do departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde e ministrante do evento, explicou que a reunião teve o objetivo de orientar as instituições beneficiadas sobre o processo de execução das emendas e a legislação vigente. Segundo ele, “as OSCs prestam serviços com agilidade e excelência, muitas vezes atingindo um público maior do que o setor público conseguiria sozinho.”

A representante da OSC AAPEI – Amigos do Peito, Elisângela Carneiro, ressaltou a importância do evento para as organizações que dependem das emendas. “O encontro foi fundamental para nos manter atualizados. A emenda é essencial para nossa associação, que presta assistência a pacientes oncológicos. A palestra esclareceu dúvidas e contribuiu para o fortalecimento do nosso trabalho.”

O evento reforçou o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos, além de destacar a importância das parcerias entre o poder público e a sociedade civil para a melhoria da saúde em Rio Branco.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

A um dia do fim do prazo, mais de 22 mil acreanos ainda não regularizaram título de eleitor 55j2p

Jamile Romano

MPAC instaura procedimento para acompanhar investigação sobre operação policial em Plácido de Castro 4rc2m

Jamile Romano

Operação conjunta apreende 170 kg de carne inadequada para o consumo 5i1610

Marcio Nunes

Recordes de produção de soja e milho revelam potencial agrícola do Acre 1z6h18

Jamile Romano

Prefeitura realiza limpeza preventiva das lagoas de captação da ETA II 1l2j3c

Jamile Romano

No Dia Internacional da Mulher Indígena e da Amazônia, Semulher lança Cartilha Lei Maria da Penha traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin 3e6y5w

Raimundo Souza