Atualizada em 09/04/2025 10:23 6n735g
Motta e o Palácio
O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), que já foi presidente da Câmara dos Deputados (2007-2009), será o novo líder da Maioria na Casa. A confirmação veio na reunião de líderes que ocorreu entre portas ontem. A nomeação surge num acordo entre o presidente Hugo Motta (Rep-PB) e o PT. Restam agora as s dos líderes em apoio ao deputado no ofício, mas de acordo com fontes, Chinaglia está confirmado no cargo. Mais que uma novidade (havia outros nomes fortes na lista), a nova ascensão de Chinaglia com aval do presidente indica que Motta está se aproximando do Palácio do Planalto – o que seu antecessor e padrinho Arthur Lira (PP-AL) não fez com o Governo Lula da Silva III.
Cerco à ABIN
A Comissão Mista de Controle das Atividades de inteligência (CCAI) se reúne hoje para votar requerimentos de convite ao diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, delegado Luiz Fernando Corrêa, para explicar a suposta operação tabajara da ABIN no Paraguai. Antes, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) elege o deputado General Girão (PL-RN) para titular do Colegiado.
Novos hermanos
A oposição está “p da vida” com a falta de informações do Exército, Polícia Federal e outros órgãos do Ministério da Justiça sobre a entrada de venezuelanos faccionados pela Operação Acolhida. Além de bandidos disfarçados de imigrantes, conseguem ajuda dos Governos federal e estaduais para alojamentos. Segundo fontes policiais, são todos cooptados pelas facções CV e PCC, em capitais, reforçando as fileiras do crime.
Controle remoto
Um grupo de pais do Rio de Janeiro fez uma representação ao MP Federal contra o canal do youtuber Taspio, conforme protocolo em mãos da Coluna. Ele é acusado de promover sexualização precoce, bullying e de reforçar preconceitos sociais, de gênero, além de incitar o sexismo. Os pais pedem a retirada dos conteúdos do ar. Taspio tem mais de 4 milhões de inscritos no Youtube e mais de mil vídeos publicados.
Prato cheio
A Conab entregará, até sexta-feira, mais de mil quilos de castanha-do-brasil para auxiliar no combate à fome de famílias da etnia indígena Xavante, no do Mato Grosso. A iniciativa é do Programa de Aquisição de Alimentos e visa também fortalecer a agricultura familiar, além de ajudar as aldeias vulneráveis.
Lupa
O deputado federal Filipe Barros (PL-PR), presidente da CREDN, protocolou requerimento cobrando da Casa Civil do Planalto detalhes acerca dos contratos firmados pelo Governo com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI). O deputado não descarta realizar uma audiência pública sobre o escândalo. Quer detalhes sobre os 21 contratos e acordos com 19 órgãos do Governo, totalizando R$ 710 milhões.