25.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre abre agenda de comércio exterior com prospecção de negócios em Madre de Dios 65j1k

Atualizada em 30/01/2024 10:18 6s6f2j

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Sect), abriu sua agenda de comércio exterior deste ano com atividades na Câmara de Comércio de Madre de Dios, na região sudeste do Peru, com o objetivo de estreitar a relação bilateral de exportação e importação de produtos entre os países do Brasil e o Peru. A agenda aconteceu nos últimos dias 26 e 27, sexta e sábado.

Uma exposição de produtos acreanos para empresários peruanos marcou o encontro. Oito indústrias do Acre participaram do evento de caráter experimental. O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, lembrou que a agenda faz parte dos compromissos firmados em setembro do ano ado, em Rio Branco, entre Brasil e Peru, durante o primeiro encontro da fronteira sul da Amazônia.

“Agora vamos construir uma agenda mais sólida para intensificar esta parceria, levar também produtos tipo exportação de Madre de Dios para o Acre, fortalecendo nossa balança comercial e o Corredor Interoceânico”, acrescentou Mesquita.

Entre os negócios prospectados, a indústria de ração acreana Nutrak ampliou a sua oferta de proteína animal que atualmente é importada para a região de Puno. Outro protagonista em eventos internacionais com o Peru, a Indústria de Café Contri, também participou da exposição.

Para o presidente da Câmara de Comércio Madre de Dios, Orestes Quino Tica, os resultados da primeira experiência de negócios foram satisfatórios. “Os produtos do Acre que chegavam até Puno serão comercializados a partir de agora em nossa região, ampliando o mercado de exportação do Brasil. Creio que também avançaremos com a importação do que produzimos. Ficamos muito agradecidos”, disse Orestes.

O consultor Alejandro Salinas que acompanhou a delegação do Acre no evento, destacou que a exportação de produtos acreanos se amplia em torno do lago Titicaca que tem 190 km de expansão. “As truchas produzidas com proteína produzida no Acre tem 30% a mais de aproveitamento refletindo na economia dos pescadores. Daí essa recepção calorosa aos empresários na região”, garantiu Salinas.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

À medida que as celebrações de fim de ano se aproximam, a alegria e a harmonia contagiam as famílias 1y1uy

Raimundo Souza

MPAC pede e Justiça determina realização de concurso efetivo para professores em Tarauacá j1tk

Jamile Romano

Governo investe em plano habitacional para combater o déficit e mitigar impactos da cheia dos rios 142ox

Marcio Nunes

Sebrae e MPT/AC renovam parceria em prol da erradicação do trabalho infantil 4m4f10

Marcio Nunes

Indústria de calçados do Acre envia mais uma remessa de botas para Porto Maldonado 71692m

Raimundo Souza

Espaço polivalente dentro do presídio feminino de Rio Branco a por reforma 3a11r

Marcio Nunes