18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

MEI e empregador doméstico têm até agosto para se cadastrar no DET; veja o que fazer 11166p

Atualizada em 08/05/2024 09:19 596j6i

MEIs (microempreendedores individuais) e empregadores domésticos têm até agosto para se cadastrarem no DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista). O término da inscrição seria em 1º de maio, mas foi prorrogado pelo governo federal.

O DET é o canal de comunicação entre a fiscalização trabalhista e os empregadores domésticos e MEIs. A inscrição deve ser feita por meio do site do DET e possibilitará que os cadastrados recebam as comunicações dos fiscais nos contatos indicados.

Caso o MEI ou o empregador doméstico não realize o cadastro, ele pode ser multado se receber uma notificação e não responder em até 15 dias. A notificação será enviada para o contato cadastrado no DET.

“O empregador que for notificado por auditor fiscal e não responder a notificação poderá ser autuado e multado com base no artigo 630 da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], mesmo que não e a caixa postal do DET, uma vez que após 15 dias da notificação, a ciência é tácita (presumida)”, afirmou o auditor fiscal do trabalho, Bruno Carlo Wanderley.

O artigo citado fala sobre a atuação do fiscal e o inciso 6º prevê punição de multa, que varia de metade do salário mínimo regional a cinco vezes o salário mínimo regional para quem impeça o servidor de ter livre o às dependências do estabelecimento a ser fiscalizado.

Esse o será solicitado pela notificação, que será enviada na caixa postal do DET do cadastrado. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a criação do DET dispensa que o empregador seja informado da notificação pelo Correio ou outros meios. A comunicação será feita pela nova plataforma.

VEJA ABAIXO O O A O PARA SE CADASTRAR NO DET 84es

  • e o site do DET (https://det.sit.trabalho.gov.br/). É preciso ter conta nível prata ou ouro no portal gov.br para fazer o cadastro. Clique aqui para saber como criar a conta e atingir o nível exigido.
  • Cheque os dados de nome, F e endereço cadastrados no gov.br. Caso esteja desatualizado ou errado, faça a alteração no gov.br.
  • Crie uma palavra-chave. Ela será sempre informada no email que será enviado pelo governo como forma de comprovar que a comunicação veio do ministério do Trabalho e Emprego. Caso a palavra-chave não esteja no email recebido ou se estiver errada, o governo recomenda que o usuário exclua o email, pois pode se tratar de tentativa de golpe.
  • Em seguida, no item Contatos, clique no “+ Adicionar”, que está do lado direito. Será aberta uma janela e o usuário deve preencher o nome, email e telefone.
  • O email e o número de telefone serão os locais que receberão comunicações da fiscalização. É preciso que o MEI ou empregador doméstico atualize os dados quando houver mudança.
  • Clique em Salvar e o cadastro está feito

    O governo enviará alertas de notificações para os contatos informados pelo usuário. Quem receber o alerta deve ar o sistema do DET e checar a sua caixa postal onde estará a solicitação feita pelos auditores fiscais.

    De acordo com o governo, o email de alerta deverá conter a palavra-chave definida por quem se cadastrou. Caso ela esteja errada ou não conste a palavra-chave, a mensagem deve ser desconsiderada, pois pode se tratar de tentativa de fraude.

    Após realizar o cadastro, o MEI ou o empregador doméstico poderá conceder a permissão para um terceiro ar a sua caixa postal do DET.

    Para isso, ele precisa emitir uma procuração ou substabelecimento pelo Sistema de Procuração Eletrônica do governo. O site é esse: https://spe.sistema.gov.br e o cadastro de procurações deve ser mantido atualizado.

    [Folha Uol]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade 634l5p

Raimundo Souza

Dnit intensificará notificação de dívidas de proprietários de veículos 3l3k1

Jamile Romano

Lula precisa reforçar diálogo e PT deve rever estratégia política, diz prefeita mais votada do país 222626

Raimundo Souza

Estas profissões não poderão mais ser MEI em 2025; veja quais são n421p

Raimundo Souza

‘Em hipótese nenhuma’ Maduro vai usar o Brasil para invadir a Guiana, diz ministro da Defesa 6b3t35

Marcio Nunes

Porto em Manacapuru, no Amazonas, desaba em meio a obras 274i4k

Marcio Nunes