22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

A capital gaúcha viveu cenas de filmeapós tempestade com ventos de mais de 120 km/h 1m5v3h

Atualizada em 19/01/2024 10:32 2j6w3n

Como assim?

A Coluna revelou em primeira mão, em novembro do ano ado, que o Exército comprou dez adegas pelo preço unitário de R$ 6.219,00. A aquisição foi alvo de questionamento ao ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, pelos deputados Gilson Marques (Novo-SC) e Adriana Ventura (Novo-SP). Em dezembro, a reportagem reforçou a cobrança de uma posição do Exército. A resposta, no dia 14: “O Centro de Comunicação Social do Exército informa que no corrente exercício financeiro, até a presente data, o Exército Brasileiro não adquiriu nenhuma adega”. Na mesma data, o Ministério da Defesa enviou ofício à Câmara dos Deputados (33862/MD) no qual “justifica” a compra das adegas, para “criar um ambiente mais agradável e confortável” nos hotéis de trânsito vinculados ao Exército.

Suprema disputa 

A queda de braço entre o STF e a bancada ruralista pode seguir contaminando as relações entre o Governo Lula e o Congresso. O último capítulo da relação belicosa foi a decisão do ministro Edson Fachin, que suspendeu ações que questionavam processo de demarcação de terra indígena no Paraná, reduto político do presidente da FPA, Pedro Lupion (PP). O troco pode vir em fevereiro, quando o Parlamento retoma suas atividades.

 Bolsa verde

 O governador do Acre, Gladson Cameli, autorizou os primeiros pagamentos a pequenos produtores rurais que estão aderindo a um programa de proteção ambiental, financiado em parte com recursos de organismos internacionais preocupados com o desmatamento na Amazônia.Pelo projeto, produtores recebem R$ 400 a cada hectare que, mesmo fora da cota de preservação obrigatória, é mantido intacto.

TCU x Receita

A Receita Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU) entraram em rota de colisão após a decisão que anulou a isenção fiscal sobre salários de pastores. O Fisco alegou que a medida foi baseada em decisão do TCU, ao que o Tribunal redarguiu: “O assunto é objeto de análise no processo TC 018.933/2022-0, de relatoria do ministro Aroldo Cedraz, ainda sem decisão”.

Cappelli na EBC?

Ex-secretário executivo do Ministério da Justiça, o jornalista Ricardo Cappelliestá cotado para assumir o comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele foi secretário de comunicação quando Flávio Dino governou o Maranhão. Atualmente, a EBC é comandada pelo historiador Jean Lima. A conferir.

“Furacão” em Porto Alegre

A capital gaúcha viveu cenas de filmeapós tempestade com ventos de mais de 120 km/h. Porto Alegre foi arrasada pelo temporal, que provocou sérios danos à imagem do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e do governador, Eduardo Leite, muito criticados pela falta de pulso com a CEEE Equatorial, empresa privada responsável pelo fornecimento de energia elétrica. O eleitor costuma se lembrar desses episódios em ano de eleição.

Artigos Relacionados 4e5a1r

Chega de corrupção 451p55

Jamile Romano

 Parece que começou campanha eleitoral antecipada no Distrito Federal 6e31o

Jamile Romano

Algo estranho acontece na Polícia Rodoviária Federal na gestão Lula III. 6n393k

Jamile Romano

Sim ou não? 6g3f5n

Jamile Romano

Pedido de afastamento do governador tem repercussão na Aleac 4xy3t

Antonio Muniz

Delação premiada 3p3l5a

Narciso Mendes