25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem perdido excelentes profissionais para a aviação comercial do Brasil e exterior 1g1u67

Atualizada em 22/05/2025 11:20 6e4c27

Trocando asas

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem perdido excelentes profissionais para a aviação comercial do Brasil e exterior. A FAB registrou 88 baixas de pilotos  em apenas dois anos – entre demissões e licenças – no Quadro de Oficiais Aviadores de janeiro de 2023 até maio deste ano, conforme dados enviados à Coluna. “Em 2023, foram registradas 17 baixas. Já em 2024, houve 30 e, em 2025, 41 baixas”, justamente neste momento em que a Latam faz ofensiva por pilotos experientes e a fusão de GOL & Azul, enquanto enxuga, por outro lado aposta neste perfil. E alguns dos melhores vêm da Aeronáutica. Segundo a assessoria da Força Aérea, “a movimentação de pessoal faz parte da dinâmica natural da Força. A FAB adota planejamento contínuo para manter a operacionalidade e a capacitação de seu efetivo, de forma a garantir o cumprimento de sua missão constitucional”.

Candidata no PT

Após a retirada da candidatura Washington Quaquá, em acordo com a ministra palaciana Gleisi Hoffmann, foi divulgada mais um nome à presidência nacional do PT. Trata-se da travesti Dani Nunes, recém-filiada ao partido. Natural do RJ, Dani foi convidada pela ativista Mariana Rosa, apoiada pelo “Raízes do PT”. A eleição será no dia 6 de julho. Ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva é o favorito na disputa.

Poder à mesa

O ex-ministro da Saúde, deputado Ricardo Barros (PP-PR), comandante do Progressitas no Paraná, ofereceu jantar para o senador Sérgio Moro (União), o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) e às bancadas do PP. Foi em Maringá, sua base eleitoral, durante a Expoinga. No cardápio, eleições de 2026. Barros, cuja esposa Cida Borghetti pode pleitear o Governo, tenta um approach com Moro, hoje líder nas pesquisas.

Torres furioso

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres pode trocar de advogado. Torres classificou a amigos como “infantil” a atitude do seu patrono Eumar Novacki de repetir seis vezes a mesma pergunta ao ex-comandante do Exército e testemunha Freire Gomes, o que resultou numa reprimenda dura do ministro Alexandre de Moraes no STF. Ex-coronel do Exército e ex-chefe da Casa Civil do DF, Novacki começou a advogar em 2023.

Nobel do campo

A engenheira da Embrapa Soja Mariangela Hungria é a 1ª mulher brasileira a receber o Prêmio Mundial da Alimentação (World Food Prize), considerado o “Nobel da Agricultura”. Mariangela receberá US$ 500 mil pela pesquisa sobre insumos biológicos que revolucionam plantações. Estima-se que as soluções da cientista estejam presentes em mais de 40 milhões de hectares pelo Brasil, com economia de US$ 25 bilhões/ano.

Interface

O deputado Filipe Barros (PL-PR) foi a Washington para, pela 1ª vez, propor cooperação entre as comissões de Relações Exteriores das respectivas Câmaras de Deputados. Conversou com seu homólogo, o republicano Brian Mast, que gostou da ideia. Ainda na capital americana, manteve encontro com o deputado Cory Mills, que preside o Comitê de Inteligência do Congresso.

Artigos Relacionados 4e5a1r

Cuidado com as Fake Newes 3k6s52

Jamile Romano

Quando não evitado 615254

Jamile Romano

Desarmonia b1227

Narciso Mendes

Limpeza étnica 1z585q

Jamile Romano

Tempo perdido 245s53

Narciso Mendes

Urnas eletrônicas y1m37

Jamile Romano