23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre cria selo para reconhecer empresas que incentivam a doação de sangue 4e6r3c

Atualizada em 10/01/2024 08:45 2f372k

Para incentivar a doação de sangue, medula óssea, órgãos e tecidos humanos, o governo do Acre sancionou a lei 4.312, em edição extra do Diário Oficial do Acre (DOE) nessa segunda-feira, 8, e criou o Selo Empresa Solidária.

“Para efeitos desta lei, considera-se empresa solidária a pessoa jurídica que adote uma política interna permanente, para com seus funcionários, a fim de informar, conscientizar e estimular a doação voluntária e regular de hemoderivados e hemocomponentes”, destaca o decreto assinado pelo governador Gladson Cameli. O projeto de lei é de autoria do deputado Adailton Cruz.

Eliene os, bióloga da equipe de Captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), diz que o selo vem como forma de reconhecer o trabalho de empresas que estão atentas a causas sociais. “Nós já temos algumas instituições, algumas empresas parceiras que realizam campanhas bem satisfatórias com o Hemocentro”, relata. Eliene orienta que as empresas interessadas na parceria devem se dirigir ao Hemoacre, na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco.

O assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Egídio Garó, destacou que a lei fortalece um comportamento já adotado por muitas empresas acreanas. Completou afirmando ainda que a medida incentiva o papel social do setor comercial.

“É de grande relevância para as práticas solidárias em todas as empresas, de todos os tamanhos e setores da economia. A Federação do Comércio incentiva tais procedimentos e entende que o reconhecimento é fator motivante à prática da solidariedade”, observa.

Entre os objetivos da lei estão:

– Distinguir e homenagear empresas com preocupação social e solidária com a vida;

– Informar e orientar os trabalhadores sobre as doações, sobre os procedimentos para fazer parte do cadastro de doadores e sobre a importância da doação de sangue, medula óssea, de órgãos e tecidos humanos para salvar vidas; e

– Estimular as empresas a conceder oportunidades e condições ao trabalhador, a fim de que ele possa se dirigir a banco de sangue ou hemocentro, doar sangue e cadastrar-se como doador de medula óssea.

O decreto também estabelece que as empresas que cumprirem os critérios estabelecidos terão direito a utilizar o Selo Empresa Solidária em sua comunicação interna e externa, bem como em materiais promocionais e publicitários.

A gerente istrativa do Hemoacre, Gabriela Curty, reforça ainda que o selo estadual vai fidelizar ainda mais os doadores: “É importante lembrar que a doação começa na conscientização do doador, quando ele entende por que está doando, como ocorre o ciclo do sangue e o destino do hemocomponente coletado. Quanto mais doadores fidelizados, melhor será a manutenção do estoque de sangue do Hemocentro. Assim como já possuímos empresas parceiras, esperamos que, com essa lei, novas empresas venham a se juntar a essa causa, lembrando que toda essa ação beneficiará o paciente que está precisando”.

Quem pode doar

O doador precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período pós-parto não podem doar.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governo avalia reduzir tarifa de importação para baratear alimentos 2w664t

Marcio Nunes

Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco anunciam implantação do Parque Tecnológico 6y5g1n

Raimundo Souza

DPE ajuíza ação civil pública contra prática abusiva de descontos em benefícios previdenciários no Acre b5q2m

Jamile Romano

Estado debate implantação de projetos para aprimorar sistema de alerta contra mudanças climáticas e segurança alimentar 172j4p

Raimundo Souza

Acre é o segundo colocado do Brasil em prêmio de serviços públicos digitais 5z5k6l

Marcio Nunes

Deputada Dra. Michelle Melo promove ação do gabinete itinerante Mais Saúde na Vila Campinas   284u4w

Marcio Nunes