33.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde 62613k

Atualizada em 13/11/2024 16:16 165n3p

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Acre (Sesacre), recebeu do Ministério da Saúde (MS) um aporte de R$ 35 mil para a compra de testes rápidos de gravidez (TRG). O objetivo é fortalecer a atenção primária à saúde em todas as regiões do estado, inclusive nas mais remotas, e garantir o o ao diagnóstico de gravidez às mulheres acreanas.

O MS anunciou um total de R$ 6,3 milhões para aquisição dos kits de TRG em todo o país, beneficiando os 5.570 municípios e o Distrito Federal. Com o financiamento, municípios e estados terão um recurso adicional para disponibilizar esses testes essenciais nas unidades de saúde.

De acordo com Renata Reis, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres, do Ministério da Saúde, “o teste rápido de gravidez é necessário para que as pessoas tenham o a diversos serviços no Sistema Único de Saúde [SUS], como a inserção do DIU de cobre, além de permitir o início precoce do acompanhamento pré-natal”.

Além de contribuir para a saúde da mulher e o planejamento familiar, o programa também visa à inclusão das comunidades indígenas pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O cálculo do valor destinado a cada município foi realizado com base na estimativa de gestantes e no valor unitário dos testes.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Com mutirões em seis municípios, governo realiza mais de 100 cirurgias por meio do Opera Acre e avança na redução das filas de espera 6x20n

Raimundo Souza

STF decide pelo fim da revista íntima “vexatória” em presídios 42682j

Marcio Nunes

Governo avança nas obras do Complexo Viário da Avenida Ceará e anuncia data de conclusão das obras 1u542x

Jamile Romano

Festival Pachamama inicia com casa cheia e exibição do filme “O Clube das Mulheres de Negócios” 4x2w3x

Marcio Nunes

MPAC promove palestra com Thimotie Heemann sobre combate à violência contra a mulher 6u5610

Marcio Nunes

Presos monitorados não poderão frequentar ou se aproximar das festividades de Carnaval i6k35

Jamile Romano