29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre reduz em 18,57% número de mortes violentas intencionais em abril 13t31

Atualizada em 06/05/2025 10:52 5o1h4g

Dados recentes divulgados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) mostram uma redução de 18,57% nas mortes violentas intencionais (MVIs) em todo o estado, com a capital, Rio Branco, apresentando uma diminuição de 15,38%. O estudo foi feito no período de janeiro a abril de 2025, comparado ao mesmo período do ano ado.

Para o titular da Sejusp, José Américo Gaia, esse é o resultado direto do trabalho integrado das forças de segurança, do investimento contínuo em inteligência policial e da presença mais efetiva do Estado nos territórios. “Nosso compromisso é seguir avançando com políticas públicas que salvam vidas e garantem mais tranquilidade à população acreana”, destaca.

Para secretário José Américo Gaia (à direita) e diretor operacional Atahualpa Ribera, redução é resultado direto do fortalecimento das operações policiais e preventivas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Os roubos caíram 17,45% no estado e 15,83% em Rio Branco. O roubo de veículos também segue a mesma tendência de queda, com uma redução de 17% no estado. Além disso, 26% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados em 2025, evidenciando não apenas a eficiência das forças de segurança, mas também a importância da colaboração entre a população e as autoridades. As ocorrências de furtos em Rio Branco diminuíram em 1,41%, com variações dependendo do dia da semana.

Entre veículos roubados ou furtados, 26% foram recuperados em 2025. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O diretor operacional da Sejusp, Atahaulpa Ribera, também destacou o papel fundamental das ações estratégicas no alcance desses resultados. “Estamos atuando com planejamento, inteligência e presença constante nas áreas mais críticas. A integração entre as polícias Civil, Militar e Penal tem sido essencial para neutralizar ações criminosas e aumentar a sensação de segurança da população. Esses dados nos motivam a seguir firmes na missão de proteger vidas e reduzir a criminalidade de forma permanente”, afirmou.

No que diz respeito aos crimes contra a mulher, a aplicação da Lei Maria da Penha teve um impacto positivo, com uma redução de 11,70% nos registros de violência em todo o estado e de 8,23% em Rio Branco.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Tempo instável deve perdurar em cidades do Acre nesta segunda-feira (17), diz Censipam 6o652e

Jamile Romano

Eficiência energética no saneamento: inovações e perspectivas tecnológicas 3y6c1f

Raimundo Souza

MPAC: Alunos contemplados com o projeto são aprovados em concurso público 5f3fa

Marcio Nunes

Com projeto do REFIS para ser votado, presidente da ALEAC recebe secretário da SEFAZ e garante celeridade 6w135f

Jamile Romano

Servidores do Procon concluem curso sobre sistema ProConsumidor 5a3g3o

Raimundo Souza

Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual celebra Dia da Consciência Negra com atividade inclusiva e degustação de culinária afro-brasileira tnr

Raimundo Souza