24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

 Algo raro em grandes capitais que (inevitavelmente) espelham a política nacional 2w5ee

Atualizada em 22/10/2024 10:10 464617

Contagem regressiva

O deputado Hugo Motta (Rep-PB) tem desafio para se garantir o futuro presidente da Câmara. Por ora tem apoio do Republicanos, Progressistas e PL. Ao se unirem para tirá-lo da reta, os pré-candidatos Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) já conquistaram o apoio do PDT, União, PSD, PSDB, Cidadania, Avante, Solidariedade e parte do MDB. Também o PSB (Geraldo Alckmin e o prefeito João Campos, do Recife, endossam a dupla) e agora correm atrás do PT, cuja bancada virou a noiva da vez. Elmar ofereceu a vice ao PT. Mas fica a pergunta: se o projeto da dupla vingar, quem será o cabeça de chapa?

Tensão na Lavoura

A pesquisadora Silvia Maria Massruhá é a 1ª mulher a assumir a presidência da Embrapa. Mas o avanço vem com problemão. O sindicato dos funcionários decidiu iniciar greve porque ela ainda não vai decidir sobre a demanda de reajuste salarial sobre perdas dos anos anteriores. Os últimos dias foram de muita tensão na empresa.

COP30 vem aí

O esforço para fazer bonito na COP30 em Belém é amplo: Lula da Silva deve sancionar em breve Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Reflorestamento e dos Corações Unidos pela Cura da Terra, de autoria da deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Peso do sobrenome

Após 33 anos, um homônimo tentou, mas descobriu que o sobrenome não tem força. Fernando Collor (PSB), filho de Tereza e sobrinho do ex-presidente da República que sofreu impeachment, obteve apenas 569 votos, e não se elegeu vereador em Maceió.

 Agregador

 Algo raro em grandes capitais que (inevitavelmente) espelham a política nacional. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (Uniao) transita com desenvoltura na esquerda, centro e direita no Rio. Na sua posse como presidente do União no Estado reuniu presidentes estaduais do PT, PL, PP, entre outras legendas.

Hermanos

As Copas Libertadores e Sul-Americana no Brasil causaram invasão de turistas latinos em três capitais. Dados da Embratur mostram fluxo em BH, São Paulo e Rio. Na capital mineira um aumento de 2.456% no número de agens vendidas para o Brasil nesta semana. No Rio, mais 369% nos tickets do Uruguai para a cidade maravilhosa e, em SP, ampliação de 155% nos tickets da Argentina.

Artigos Relacionados 4e5a1r

A Polícia Federal homologou delação na qual ele aponta o(a) suposto(a) mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco 70g64

Leandro Mazzine

Gilberto Abramo (Rep-MG) propôs o 1º Seminário Internacional de Cooperação e Inovação no Setor Portuário 5g611x

Jamile Romano

Porta dos fundos 6a1z55

Jamile Romano

Lua de mel 6m714t

Rubedna Braga

15 anos de Helena 71234b

Rubedna Braga

Feito peixe 581n30

Narciso Mendes