Atualizada em 22/05/2025 17:08 2v6p3g
Marchetaria, arte indígena, gamelas, brincos e colares são alguns dos destaques do artesanato acreano no estande da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), durante a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force), que iniciou as Sessões de Trabalho da Nova Economia Florestal, nesta quinta-feira, 22, em Rio Branco. Com diversidade de itens e a beleza das peças, o artesanato acreano gerou uma receita de R$20 mil somente na primeira manhã do evento que reúne representantes de 11 países até esta sexta-feira, 23, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Com a bagagem cheia de presentes para os familiares, a estadunidense Shannon Dilley afirmou que amou a beleza do artesanato acreano: “Comprei várias caixas lindas, joias e uma bolsa. A arte é linda e é algo que levarei para casa e que guardarei com carinho. Vou compartilhar com meus amigos, colegas e familiares na Califórnia”.
O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacou a grandiosidade do evento e os atrativos que contam com artesanatos de diversas partes do estado, incluindo a capital Rio Branco, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul e da etnia Puyanawa: “É uma imensa alegria noticiar que só hoje de manhã nós vendemos mais de 20 mil reais dentro do estande do artesanato. Isso comprova cada vez mais que o nosso artesanato é um dos melhores do Brasil. Então todas as feiras que a gente participa, que o Acre está presente, a gente sempre fica em primeiro, em segundo e em terceiro lugar”, enfatizou o secretário.
Além disso, o sucesso das vendas também reflete o empenho da equipe da Sete que se dedicou à organização do estande, segundo a diretora de Empreendedorismo, Patrícia Parente. “A casa do artesanato hoje abre as portas para o GCF, e isso pra gente foi uma grande felicidade, porque a gente pôde se apresentar de uma forma mais próxima para os governadores, autoridades e turistas de fora do país para que eles pudessem conhecer um pouquinho da nossa história”, explicou.
“As vendas nos surpreenderam positivamente, vendemos só nessa manhã mais de 20 mil reais. Esse resultado é um grande sucesso e um grande marco para os artesãos, prometendo um mês de maio super positivo para a Casa do Artesanato Acreano”, acrescentou.
Entre os visitantes, Marta Botto, intérprete vinda de São Paulo, se encantou com o artesanato local e contou sobre sua experiência ao conhecer o sapato feito de borracha: “Estou encantada com o artesanato, com todos os produtos. Muito lindo. Quero muito um sapato. Não acharam o meu tamanho ainda, mas falaram que vão achar. É super confortável, lindo. Eu estou apaixonada”, disse.
[Agência de Notícias do Acre]