18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Bocalom e Nicolau visitam abrigados no Parque de Exposições e reforçam ações de assistência 294026

Atualizada em 19/03/2025 16:34 5x3e5c

Com o nível do Rio Acre apresentando sinais de vazante e com 131 famílias ainda abrigadas no Parque de Exposições, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, do presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira, vereadores e secretários, realizou uma visita às pessoas afetadas pela enchente. O objetivo foi avaliar as condições dos abrigados e verificar o atendimento prestado pela gestão municipal.

“Nós não temos do que reclamar, eu pelo menos não tenho. Estou sendo bem tratada. Eles me levam para tudo, às vezes que eu não consigo tomar banho, eles mandam alguém para me levar”, disse a abrigada Raimunda Silva.

A prefeitura tem mobilizado todas as secretarias para garantir assistência às famílias abrigadas no Parque Abrigo. Em 2021, a gestão recebeu um prêmio nacional de melhor acolhimento humanitário e, agora, diante da nova cheia, trabalha para minimizar o sofrimento da população. Como parte desse esforço, mais de mil refeições estão sendo distribuídas diariamente apenas no Parque de Exposições.

“Eu quero aproveitar para agradecer ao prefeito pelo trabalho, pela organização nesse momento que Rio Branco está ando, em relação a alagação. A convite dele estou aqui para acompanhar toda a organização no Parque de Exposições, onde estão os desabrigados. A Assembleia é a casa do povo e estamos aqui junto com o nosso presidente Joabe, da Câmara Municipal, e com o prefeito Bocalom, unidos. Tenho certeza de que pensamos da mesma forma: em fazer um bom trabalho para Rio Branco”, destacou o presidente da Aleac, Nicolau Júnior.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, apesar da vazante registrada nos últimos dias, há a possibilidade de o nível do Rio Acre voltar a subir com a chegada das águas vindas de Brasiléia e de outros afluentes. No entanto, a expectativa é de que não ultrae a marca máxima de 15,88 metros, registrada recentemente. Se esse cenário se confirmar, não será necessário retirar mais famílias, permitindo que a prefeitura concentre seus esforços na recuperação das áreas afetadas, incluindo a zona rural.

“Agora, nós vamos dar atenção principal para a zona rural, pois precisamos estar lá também. Enfim, as coisas vão começar a se arrumar. Outro fator importante é que as chuvas previstas para os dias 17 a 19 foram menores do que o esperado. Isso também ajuda na questão da vazante”, explicou o coordenador da Comdec, Cláudio Falcão.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Maio Laranja: 2ª Vara da Infância e Juventude condena avô por estupro de vulnerável 141h3z

Jamile Romano

Seminário discute Educação Especial inclusiva e os desafios para superar o capacitismo no Acre 43284

Marcio Nunes

Carreta da Defensoria leva assistência jurídica para comunidade de Rio Branco 44262k

Jamile Romano

Secretaria de Educaçação realiza dia D do Simula Enem na Escola Tancredo Neves 6l615o

Marcio Nunes

Governo do Acre beneficia famílias rurais com entrega de títulos na Expoacre 2x5p3o

Raimundo Souza

Bocalom visita Assis Brasil em seu aniversário de 49 anos e reforça compromisso com solução para resíduos sólidos 6r4c53

Marcio Nunes