23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Boletim das enchentes – 13 de março 2n425p

Atualizada em 13/03/2025 10:30 1n6k69

A Defesa Civil do Estado informa que, em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou elevação durante a medição das 9h desta quinta-feira, 13, marcando 14,37m.

Porto Acre continua acima da cota de transbordamento, com 12,81m na medição das 6h, havendo redução de 3cm em comparação com a última medição, que foi de 12,84cm. Em Plácido de Castro, a situação é de transbordamento: o nível do rio apresentou aumento de 5,94m, chegando a 18,85m.

Na Bacia do Rio Acre o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

Na Bacia do Rio Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus também estão abaixo da cota de transbordamento. Na Bacia do Rio Juruá, o município de Cruzeiro do Sul atingiu 13,33m, ultraando a cota de transbordamento, que é de 13m. Com a elevação do rio, as autoridades reforçam a necessidade de atenção redobrada, especialmente para as famílias ribeirinhas.

Já na bacia dos rios Tarauacá-Envira, o nível está abaixo da cota de transbordamento em Feijó, Tarauacá e Jordão.

O governo do Acre decretou situação de emergência, em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá e Purus, que ultraaram as cotas de transbordamento. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira, 10, e tem validade de 180 dias.

O documento estabelece que os municípios mais afetados receberão apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC), para minimizar os impactos das enchentes. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) acompanhará as condições hidrometeorológicas em tempo real, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) prestará e às famílias atingidas e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) atuará em resposta aos desastres relacionados a emergência sociais e ambientais.

Rio Branco 1a6h1h

Ocorrências: 24

População afetada: 24 famílias (total de 78 pessoas) retiradas pela Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros Militar

Desabrigados: 16 famílias (total de 62 pessoas)

Permaneceram no local: 3 famílias (6 pessoas)

Desalojadas: 5 famílias (total de 10 pessoas)

Bairros atingidos: 12

Plácido de Castro 491l4d

Famílias atendidas e retiradas: 2

Acolhimento em Rio Branco 195a33

Abrigo na Escola Municipal Maria Lúcia, bairro Morada do Sol: acolhe atualmente 9 famílias (total de 30 pessoas).

Abrigo na Escola Madre Hidelbranda da Pra, bairro Cidade Nova (de responsabilidade da Defesa Civil estadual e municipal): abriga 7 famílias (total de 31 pessoas).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as famílias que estão alojadas nas escolas serão remanejadas para os abrigos do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, nesta quinta-feira.

Cuidados com a rede elétrica 4g3b1b

A Energisa orienta os clientes afetados pela cheia a não tentarem consertar eventual falta de energia. Se a casa for atingida pela água da alagação, deve-se desligar o disjuntor de energia (chave geral) antes que a água entre na residência, de forma segura (usando calçado de borracha e enxuto).

A empresa atua sempre em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para avaliar ou realizar o desligamento da energia, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança das equipes que estão atuando no resgate das famílias atingidas pelas águas, além da população.

A Energisa reforça que, ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente deve entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e Call Center: 0800-647-7196.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governo incentiva organização social de agricultores familiares da comunidade Iquiri em Senador Guiomard 6p3e48

Raimundo Souza

Justiça do AC extingue ação popular e mantém reajuste no salário de secretários de Rio Branco 6i15a

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco lança Sala do Empreendedor 291x1t

Jamile Romano

Ageac promove atividade educativa sobre água e saneamento em escola da capital 64154l

Marcio Nunes

Após transplante de córnea feito no Acre, mãe volta a enxergar e realiza sonho de conhecer o rosto da filha 3i9g

Jamile Romano

Coronel Batista, da Defesa Civil, se reúne com pesquisador da Ufac para discutir fenômenos climáticos 2w541w

Marcio Nunes