31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Bolsonaro diz após decisão do STF que candidato da direita para 2026 é Jair, Messias ou Bolsonaro 372f2l

Atualizada em 27/03/2025 09:32 674dx

Agora réu por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (26) que a primeira, a segunda e a terceira opções da direita para as eleições presidenciais de 2026, caso ele não possa disputar, são “Jair, Messias ou Bolsonaro”.

“Não vai ser o Jair, é isso que você quer dizer? Vai ser o Messias. Você quer um terceiro nome? Seria o Bolsonaro. É Jair, Messias ou Bolsonaro. Se você me comprovar que eu fui justamente condenado a inelegibilidade, eu respondo para você”, afirmou.

Além de réu por tentativa de golpe, o ex-presidente está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A ação julgada em junho de 2023 teve como foco a reunião em julho de 2022 com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Na ocasião, a menos de três meses da eleição, Bolsonaro fez afirmações falsas e distorcidas sobre o processo eleitoral, alegando estar se baseando em dados oficiais, e buscou desacreditar ministros do TSE.

Nesta quarta, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) tornou o ex-mandatário réu sob a acusação de integrar o núcleo central da trama golpista de 2022. A decisão do Supremo abre caminho para julgar o mérito da denúncia contra o ex-presidente até o fim do ano.

Além de Bolsonaro, foram tornados réus Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-chefe da Abin), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).

Eles são acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado. Somadas, as penas máximas podem ar de 40 anos de prisão.

Após o resultado, Bolsonaro falou duas vezes com a imprensa em frente a um dos anexos do Senado. O ex-presidente acompanhou a sessão do gabinete do filho mais velho, senador Flávio Bolsonaro (PL), e ou o dia no local.

A segunda entrevista foi momentaneamente interrompida por um manifestante que tocava a Marcha Fúnebre de Frédéric Chopin no trompete.

[Folha Uol]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Em uma UTI Aérea o ex-governador do Acre Flaviano Melo foi transferido para São Paulo 4j4g69

Raimundo Souza

Governo Lula quer criar uma nova classificação de presos no país k6c6t

Jamile Romano

Lula comemora Oscar para ‘Ainda Estou Aqui’ e exalta Fernanda Torres 1a5v6q

Raimundo Souza

Petecão busca, junto ao Dnit, celeridade na liberação de recursos para a infraestrutura rodoviária do Acre 322o2v

Jamile Romano

Lula tem reuniões bilaterais com 11 líderes globais neste domingo 6c3b5n

Raimundo Souza

Acordo UE/Mercosul deve aumentar comércio do Brasil em R$ 94 bilhões 3m144b

Marcio Nunes