23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Brasil avançou, mas ainda há desigualdade entre homens e mulheres 439

Atualizada em 18/02/2025 08:15 1w5m5m

As mulheres são a maioria da população brasileira, mas ainda enfrentam uma série de desigualdades e violências em diversos âmbitos. O relatório Revisão de Políticas Públicas para Equidade de Gênero e Direitos das Mulheres divulgado nesta terça-feira (18) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mostra que, apesar de avanços importantes nos últimos anos, as políticas para as mulheres tiveram retrocessos no país e precisam de atenção. 

O relatório reúne as diversas iniciativas, programas, políticas públicas, estudos e auditorias realizados no Brasil ao longo dos últimos 30 anos, voltados para garantir os direitos das mulheres.

Segundo o TCU, apesar de garantir os direitos das mulheres por meio de leis e outros instrumentos legais e de o país ter tido avanços desde a Constituição de 1988, nos últimos anos houve retrocessos em termos de institucionalização das políticas públicas para as mulheres, principalmente durante a pandemia de covid-19, que impactou mais fortemente as mulheres, especialmente as negras.

A secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável do TCU, Vanessa Lopes de Lima, explica que os retrocessos institucionais vieram a partir de 2015, quando a Secretaria de Política para Mulheres perdeu o status de ministério e ou a integrar a Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. “Isso resultou em menor relevância institucional, orçamento reduzido e paralisia de programas”, diz.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Câmara aprova novo ensino médio sem espanhol obrigatório; texto vai à sanção 1q1n1v

Jamile Romano

Governo recorre ao STF e diz não ter meios técnicos para impedir uso do Bolsa Família em bets 517171

Jamile Romano

Brasil tem maior carga tributária da América Latina; compare 2d3j4o

Jamile Romano

Petecão e Barbary garantem R$ 20 milhões para novo porto em Cruzeiro do Sul 6q66t

Marcio Nunes

Socorro Neri defende mesma carga horária para todos estudantes do ensino médio  1y2473

Marcio Nunes

Progressistas celebram vitórias em 2024 com festa de união política 6mi2s

Raimundo Souza