18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Carreta da Defensoria Pública oferece atendimento jurídico em frente ao Palácio Rio Branco até a próxima quinta 233964

Atualizada em 25/01/2024 10:42 5m4067

A carreta da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) está realizando atendimento à população em frente ao Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana. Os serviços na unidade móvel se iniciaram após o lançamento pelo governo do Estado, na segunda-feira, 22, e se estendem até a quinta-feira, 25, das 8h às 12h.

A maior unidade móvel de atendimento jurídico do Estado do Acre dispõe de um ambiente climatizado, 14 guichês de atendimento, com o mesmo número de notebooks e tablets, uma sala reservada para audiências ou conciliação, recepção e sala de espera, plataforma de ibilidade para pessoas com deficiência, uma copa e um banheiro.

Consulta processual, orientações e assistência jurídica na área cível e criminal, a exemplo de retificação de documentos, pensão alimentícia, registro tardio, investigação de paternidade, tutela e curatela, ação de inventário e defesa do consumidor são alguns dos serviços oferecidos.

O objetivo da carreta é ampliar o alcance da instituição até as comunidades rurais, indígenas, entre outras localidades longínquas, facilitando o o à Justiça para os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica ou social.

O governador Gladson Cameli destacou a importância da unidade móvel. “Fico muito feliz em participar deste momento histórico, de saber que a Defensoria está cumprindo a sua missão no Acre, de prestar apoio jurídico à população que mais precisa. A carreta tem uma estrutura confortável, climatizada, adaptada ao serviço da Defensoria e realmente vai chegar às comunidades mais distantes. Toda a equipe está de parabéns por essa conquista”, disse.

O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis, hoje vice-governadora do Acre, executada pelo Ministério da Defesa, Programa Calha Norte. Além do financiamento federal, houve contrapartida da Defensoria Pública.

Em seu discurso, a defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, agradeceu a todos que contribuíram para a aquisição da unidade móvel: “Expresso aqui minha gratidão à vice-governadora Mailza, por sonhar junto com a gente, ao coordenador executivo da Amac [Associação dos Municípios do Acre], Marcos Frederick [de Lucena], pelo apoio no processo de aquisição, o general [Ubiratan] Poty, que não mediu esforços para agilizar o processo e um agradecimento especial ao excelentíssimo governador, Gladson Cameli, por seu apoio incondicional”.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios 6l3w5q

Raimundo Souza

Sebrae no Acre apoia empreendedores no Festival de Praia de Manoel Urbano 385zk

Jamile Romano

Governo do Acre planeja fórum de agricultura para fortalecer cadeia produtiva do cacau 4i1r30

Jamile Romano

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de incêndio e importância de equipamentos de prevenção 6rq6w

Marcio Nunes

MPAC regulamenta cota para contratação de mulheres vítimas de violência doméstica 512q5v

Jamile Romano

Curso de Direito da Ufac realiza VII Semana Acadêmica 1z5t1x

Marcio Nunes