24.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cesárea Humanizada: mais do que uma cirurgia, uma experiência de cuidado na Maternidade Bárbara Heliodora 3c6d5c

Atualizada em 10/11/2024 08:37 y251c
Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre, já é referência na prática da cesárea humanizada. Foto: Luan Martins/Sesacre

São nove meses da espera do grande amor da sua vida. Logo ele chegará ao mundo e há uma enorme expectativa, meses de planejamento. E como será o parto? Pode ser natural, com ou sem anestesia, pode ser que tenha uma doula, aquela profissional que oferece apoio emocional, físico e informacional a mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto, se será na água, entre várias outras opções, e não pode faltar a família. Mas mesmo sem planejar, a mulher pode ter que ser levada ao centro cirúrgico para uma cesárea. A cena já é conhecida. Um centro cirúrgico frio, a mãe coberta por um tecido, as vezes verde ou azul. Durante o procedimento, o obstetra narra o que está acontecendo, mas a mãe não consegue assistir a todos os os do parto do seu amor.

Contudo, pensando em humanizar esse momento, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre, já é referência na prática da cesárea humanizada. A Maternidade Bárbara Heliodora, uma unidade que possui o selo Hospital Amigo da Criança (IHAC), aplica um modelo de atendimento que prioriza a empatia, o respeito e o bem-estar de cada gestante, fazendo com que o momento do nascimento seja uma experiência significativa para a mãe e o bebê.

O que é uma cesárea humanizada? 6t4f4e

A cesárea humanizada vai além de uma simples cirurgia, ao adotar práticas baseadas no diálogo e na escuta ativa, assegurando que a gestante seja tratada com empatia e respeito durante todo o processo. É uma abordagem fundamentada em evidências científicas e focada nas necessidades individuais da mulher, especialmente quando a cesárea é indicada por razões médicas.

O primeiro o para uma cesárea humanizada é a comunicação clara e acolhedora sobre a indicação do procedimento, especialmente para gestantes que tinham a expectativa de um parto natural e podem sentir-se frustradas ou ansiosas com a necessidade de uma cirurgia. Além disso, a mulher tem o direito a um acompanhante de sua escolha durante o parto, fortalecendo o apoio emocional.

A experiência humanizada envolve também um ambiente acolhedor, onde o “frio” do centro cirúrgico é minimizado. Na Maternidade Bárbara Heliodora, a sala de cirurgia é preparada com iluminação suave e temperatura adequada, proporcionando um ambiente mais confortável e seguro, que reduz o estresse da mãe e favorece o vínculo com o bebê.

Como é o nascimento na Cesárea Humanizada?

Na cesárea humanizada, com a mãe e o bebê estáveis, o contato pele a pele é iniciado. Essa prática não só fortalece o vínculo afetivo, como também estimula a amamentação precoce e a adaptação metabólica do recém-nascido, além de promover benefícios como a formação do microbioma intestinal, essencial para o desenvolvimento imunológico do bebê.

Quando a Cesárea é indicada?

A cesárea humanizada é indicada em situações em que há risco materno ou fetal, priorizando sempre a segurança e o bem-estar da mãe e do bebê. O parto cesáreo por conveniência, sem indicação médica, é desencorajado, pois o parto natural oferece benefícios à saúde da mãe e do bebê. Entretanto, quando o casal opta pela cesárea, é recomendável aguardar sinais de maturidade do bebê, como o início do trabalho de parto.

Para o médico ginecologista e obstetra Paulo Favini, o contato pele a pele é um momento essencial: “A cesárea humanizada aqui realizada fortalece o vínculo materno-fetal e proporciona tranquilidade à mãe, que tem a oportunidade de acolher seu bebê nos primeiros instantes de vida. Isso não apenas ajuda na amamentação, como também facilita a transição do bebê para o mundo externo”.

A supervisora do centro cirúrgico, Andressa Crislei Freitas, destaca o empenho da equipe para tornar essa prática uma rotina. “O contato pele a pele fortalece o vínculo entre mãe e bebê, acalmando os batimentos cardíacos do recém-nascido e ajudando na adaptação à vida extrauterina”, explica, reforçando o compromisso da equipe em transformar o nascimento em um momento positivo e acolhedor.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, enfatiza a importância da humanização no atendimento obstétrico: “Implementar práticas humanizadas, como a cesárea humanizada, é fundamental para garantir que as gestantes recebam um atendimento de qualidade, respeitoso e centrado em suas necessidades. Nosso compromisso é proporcionar uma experiência positiva e segura para mãe e bebê”.

Uma mãe, uma experiência emocionante

Priscila Katriny de Moura, que deu à luz ao seu segundo filho Heitor Lucas na Maternidade Bárbara Heliodora, relatou a emoção de vivenciar uma cesárea humanizada: “Apesar de ter precisado de uma cesárea, saber que meu filho estará em meus braços logo após o nascimento me traz paz e uma felicidade indescritível”, declarou. Heitor nasceu e foi direto para o peito da mamãe, pele a pele desde o primeiro minuto.

O papel da iniciativa Hospital Amigo da Criança

A Maternidade Bárbara Heliodora, certificada como Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde, segue rigorosamente os dez os para o sucesso do aleitamento materno, além de garantir um cuidado respeitoso e humanizado. Entre os requisitos estão o direito da mãe e do pai a acompanharem o recém-nascido internado, o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL), e o e integral à amamentação.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Com formatura de alunos dos cursos técnicos do Ieptec, governo do Acre leva oportunidade e emoção na construção do futuro de 315 jovens 6w6b6v

Jamile Romano

Policial penal Rene Fontes ficou entre a vida e a morte durante emboscada que sofreu em Porto Velho-RO 52828

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli empossa mais 118 servidores na Saúde e ultraa 6,3 mil contratações no setor público nos últimos dois anos 1u231x

Jamile Romano

Governo publica decreto para disciplinar uso da força pelas polícias 6r421i

Raimundo Souza

Sete parlamentares do Acre apoiam criação de MI para investigar fraudes no INSS; veja quem assinou 6r2y1d

Jamile Romano

Governo do Acre participa da capacitação de 900 profissionais durante Caravana do Desenvolvimento j262g

Redacao