22.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com apoio do Estado, 1ª Antologia “Letras de Mulher” é lançada no Acre 5s2w5q

Atualizada em 30/03/2025 10:54 6w1q58

Antologia destaca a força e a diversidade da escrita feminina. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Reunindo escritoras, servidoras do Estado e iradores da literatura feminina, o governo do Acre, apoiou a Associação de Jornalistas e Escritora do Brasil (AJEB), Coordenação Acre, no lançamento da publicação 1ª Antologia “Letras de Mulher”, que aconteceu na noite deste sábado, 29, no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco.

A antologia, publicada pela Editora EME Amazônia, destaca a força e a diversidade da escrita feminina, apresentando um conjunto de narrativas que refletem as vivências, emoções e pontos de vista das mulheres. Com textos que abordam temas variados, a obra visa valorizar a contribuição das autoras para o cenário literário do Acre e além.

Para a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, que foi representando o governador Gladson Cameli no evento e, é uma das escritoras da Antologia, foi um privilégio ter participado do projeto. “É uma publicação onde as vozes de muitas mulheres podem ser ouvidas. Cada uma expressa dores, alegrias, recordações, poesia…”, declarou.

Em seu texto, intitulado As curvas do Rio da vida, Nayara fez uma homenagem ao Rio em que nasceu. “Numa reflexão cheia de sentimento em uma das muitas viagens que fiz pelos rios Tarauacá e Juruá expressei um mix de delícias e saudades pelas curvas que a vida proporciona”, afirmou.

Secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa,  é uma das escritoras da Antologia. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Silvânia Pinheiro, servidora do Estado e membro da AJEB, expressou em seu texto sobre poesia em homenagem ao poeta Mauro Modesto. “Ele me incentivou muito a escrever e hoje tive a honra de homenageá-lo na Antologia”, declarou.

Silvânia Pinheiro colaborou com o projeto escrevendo uma poesia em homenagem a Mauro Modesto. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A presidente da AJEB, Coordenação Acre, Socorro Camelo, se demonstrou emocionada com a concretização do projeto e declarou: “A antologia e letras de mulher não é só um livro. É um marco, é um gesto coletivo de coragem”.

Presidente da AJEB, Coordenação Acre, Socorro Camelo, se demonstrou emocionada no lançamento da Antologia. Foto: Ingrid Kelly/Secom

No final do evento, a 1ª Antologia “Letras de Mulher” foi vendido pelo valor de R$ 20 e autografada pelas escritoras presentes.

 O que eles e elas disseram 3v536l

“Mulheres, escritoras, jornalistas vocês são lindas e o orgulho do nosso estado. Vocês têm uma grande contribuição para nós.”

Minoru Kinpara, presidente Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

 “Chegam a ser divinas em tudo aquilo que realizam. Recebam um abraço de todos os membros da Academia Acreana de Letras.”

Adalberto De Queiroz, Escritor. Autor de “Entre esplendores e misérias (crônicas)” e “Os fios da escrita (ensaios literários).

 “Eu quero parabenizar todas as mulheres que participaram da construção da antologia, parabéns a todas as escritoras.”

Presidente da Sociedade Literária, Rosângela Fonseca

 “Letra de 37 mulheres, fonte inesgotável do saber feminino, criatura e criadora.  Foi por Deus criada, no milagre divino, gera e gesta o mundo, sua missão sagrada.”

 Vice-presidente da AJEB, Coordenação Acre, Edir Marques

Artigos Relacionados 4e5a1r

Copom reduz juros básicos da economia para 10,75% ao ano 4o6520

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco e Ministério Público alinham ações para agilizar credenciamento das creches municipais 1a1s59

Marcio Nunes

Tv Rio Branco agora tem um programa de esporte diário; confira 3b3a2d

Jamile Romano

Prefeitura inaugura a 4ª célula de aterro sanitário na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos 3d3r

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis lança ação no Setembro Amarelo para servidores da SEASDH 4c1k1w

Raimundo Souza

Velório e sepultamento do empresário Rodrigo Pires serão no Cemitério Morada da Paz 142z5i

Jamile Romano