22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do Estado, Festival Pachamama leva cinema e ação climática à Amazônia e Andes 656p12

Atualizada em 29/09/2024 07:29 1b96i

Aprovado na lei de incentivo à cultura, Lei Paulo Gustavo (LPG), do governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), o Festival Pachamama: da Floresta aos Andes, realizado pela produtora Saci Filmes, inicia sua primeira fase no dia 8 de novembro e vai levar o melhor do cinema latino-americano e amazônico a cinco cidades: começando em Xapuri, na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, seguindo para Brasileia, Cobija (Bolívia), Assis Brasil, e finalizando em Puerto Maldonado, no Peru.

Com apoio do Estado, Festival Pachamama leva cinema e ação climática à Amazônia e Andes. Foto: Leo Lage/ Reprodução

A proposta do Festival Pachamama este ano é sensibilizar o público por meio da arte e do cinema para a urgência da ação climática, trazendo uma curadoria especial de filmes nacionais e latino-americanos que abordam temas como meio ambiente, direitos humanos e a biodiversidade da nossa região.

Cineasta e realizador do Festival Pachamama, Sérgio de Carvalho, afirmou à Agência de Notícias que este ano o evento está focado na integração amazônica e latina. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O cineasta e realizador do Festival Pachamama, Sérgio de Carvalho, afirmou à Agência de Notícias que este ano o evento está focado na integração amazônica e latina. “Por isso, propusemos um projeto que será realizado em três etapas. A primeira etapa será na Resex Chico Mendes, colocação Rio Branco, em Xapuri, e vai até Puerto Maldonado. Depois, seguimos para Brasileia, Assis Brasil, Cobija, e encerramos em Puerto Maldonado. Acreditamos muito na importância e potência dessa integração por meio da cultura, tanto da capital como no interior; do Acre com os países fronteiriços”, afirmou.

“Na segunda etapa, seguimos para o Peru, visitando cidades amazônicas como Cusco. Acreditamos que temos esse propósito de nos integrar culturalmente com outros estados e países amazônicos, com quem compartilhamos muitos desafios e potencialidades em comum. Por fim, faremos uma grande celebração do festival em Rio Branco. Estamos muito felizes, principalmente pela oportunidade que o Pachamama nos dá de reencontrar parceiros e fortalecer essa conexão latino-americana”, conclui e celebra o cineasta.

O Sacrifício, filme do diretor Tarkovsky, é inspiração para o poster desta edição do Festival Pachamama. Foto: Divulgação

Segundo uma publicação feita no perfil oficial da produtora Saci Filme, no Instagram, a arte desta edição foi desenvolvida pelo artista Leo Lage, e apresenta uma forte alegoria visual da emergência climática que assola o planeta, sobretudo a Amazônia Brasileira. Inspirada no clássico filme “O Sacrifício”, de Andrei Tarkovski, a peça transmite uma imagem avassaladora, que pode parecer quase apocalíptica.

No entanto, a presença de uma pessoa regando as árvores em meio à devastação lembra da importância de resistir e não deixar nunca de tomar atitude frente ao caos. Um triste espelho de nosso espaço tempo.

“Festival Pachamama – Da Floresta aos Andes”, ocorre entre 8 e 12 de outubro em cidades do Brasil, Bolívia e Peru. A entrada será gratuita. Foto: Leo Lage/ Reprodução

O “Festival Pachamama – Da Floresta aos Andes” ocorre entre 8 e 12 de outubro em cidades do Brasil, Bolívia e Peru. A entrada será gratuita.

Confira a programação completa:

Festival Pachamama – Da Floresta aos Andes

Еtара 1

– 8 de outubro: Xapuri, Brasil, às 18h

Resex Chico Mendes

Seringal Floresta, Colocação Rio Branco

– 9 outubro: Brasileia, Brasil, às 19h

Quadra Esportiva do Bairro Ferreira Silva

– 10 de outubro: Cobija, Bolívia, às 19h

Parque Urbano Piñata

– 11 de outubro: Assis Brasil, Brasil, às 19h

Praça Central Soldado Marinho

– 12 outubro: Puerto Maldonado, Peru, às 19h

Plaza Bolognesiu

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

MPAC e Sesacre alertam população sobre a baixa adesão à vacinação contra a influenza 3nw5j

Jamile Romano

Saneacre celebra melhorias no setor de saneamento em 2024, com projeção nacional no enfrentamento sustentável de cheias e secas 5lz2c

Raimundo Souza

MPF requer na Justiça com ação para obrigar funcionamento do Conselho Penitenciário do Acre 693xt

Jamile Romano

Iapen prorroga prazo de inscrição para seleção de instrutores do treinamento de novos policiais penais 5d3h4s

Jamile Romano

Jornalista Jairo Carioca morre aos 52 anos no Rio; filha se despede com mensagem comovente n1y37

Jamile Romano

Abastecimento de água da capital volta à normalização m1p5q

Jamile Romano