23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com higienização diária de mais de 1,5 mil peças, lavanderia da Fundhacre garante padrão hospitalar 4b1t4p

Atualizada em 14/09/2024 16:05 6a2r6n

Na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, um serviço importante e muitas vezes invisível, realizado por 27 pessoas, mantém-se fluindo sem interrupções, pela assepsia do ambiente e pelo conforto e higiene dos pacientes e servidores do estabelecimento: o Setor de Lavanderia.

Uniformes hospitalares são classificados como equipamentos de proteção individual (EPI). Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A lavanderia recebe, diariamente, mais de 1,5 mil peças de roupa de todos os setores do hospital. Cada item é separado por cor e local de origem antes de ser submetido a um processo de lavagem rigoroso, com produtos formulados para atender às exigências sanitárias da Fundhacre.

Os uniformes hospitalares são classificados como equipamentos de proteção individual (EPI) e são obrigatórios em ambientes de atendimento médico, já que os profissionais de saúde estão sempre em contato com uma grande quantidade de vírus e bactérias. Para garantir a sua própria segurança e a dos pacientes, é necessário manter a higiene adequada das vestimentas utilizadas.

Equipe é dividida entre setores de Lavagem, Secagem, Costura e Dobra. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Com três máquinas industriais capazes de lavar cem quilos cada, a equipe da Lavanderia da Fundhacre trabalha ininterruptamente para garantir que a limpeza das peças atenda aos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. Além da área de Lavagem, a lavanderia abriga setores como Centrifugação e Secagem, onde a temperatura das secadoras é ajustada para garantir a secagem total das roupas hospitalares.

Francisca é costureira na Fundação há mais de 30 anos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Há também o Setor de Costura, onde são confeccionados itens como roupas privativas para médicos, campos fenestrados para procedimentos cirúrgicos e lençóis para as enfermarias. Para Francisca Lopes, veterana costureira que tem dedicado 33 anos de sua vida ao hospital, a Lavanderia é mais do que um local de trabalho, “é uma segunda casa”.

Responsável por todo o enxoval hospitalar, Francisca domina a sua função. “Eu sei para onde vão todas as roupas, conheço todas as peças do hospital e me sinto orgulhosa de cuidar desse setor por tanto tempo”, assegura.

Francisca Duarte. “Venho com coragem para fazer um bom serviço aos pacientes”. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Já no Setor de Dobra, as roupas recém-secas são recebidas pela equipe, que as organiza por cor e local de destino. Cada peça é cuidadosamente etiquetada e armazenada em armários identificados, prontos para serem distribuídos conforme as necessidades emergenciais do hospital.

Francisca Duarte, que supervisiona o setor de dobra, descreve seu trabalho como uma fonte de alegria e gratidão: “Todos os dias venho com coragem para fazer um bom serviço aos pacientes”.

Deyse Areal coordena a Lavanderia, que conta com 27 servidores. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para a coordenadora da Lavanderia, Deyse Areal, a responsabilidade assumida é uma verdadeira missão. “Nós somos invisíveis na maior parte do tempo, mas somos essenciais para manter tudo funcionando sem problemas”, destaca.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governo planeja estratégias para atuação e socorro dos mais de 11 mil afetados pelas enchentes 553x5g

Jamile Romano

Acre celebra 121 anos do Tratado de Petrópolis como marco de luta, memória e identidade na história do estado 5g4o17

Raimundo Souza

Prefeitura já atua nas 10 regionais com o programa Asfalta Rio Branco 67175w

Marcio Nunes

Estado paga terceira parcela do aumento a todos os servidores públicos em junho 443r1p

Marcio Nunes

Representantes da Segurança Pública do Acre são escolhidos para compor Comitê Estratégico Estadual do Plano Amazônia: Segurança e Soberania 5j4j5

Jamile Romano

Cultura de criação de abelhas sem ferrão garante destaque à produtora acreana em concurso nacional 1c1l2s

Raimundo Souza