25.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com presença do governador, Rio Branco sedia encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência 2o571j

Atualizada em 23/05/2024 15:47 1u5370

Rio Branco foi escolhida para um evento estratégico, ao sediar o Encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) Norte. Organizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a reunião discute a dinâmica dos fluxos migratórios na Amazônia e reúne importantes autoridades e especialistas do setor.

O governador Gladson Cameli marcou presença na abertura, realizada na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório do Sebrae-AC. Em seu discurso, destacou a importância do encontro para o estado e enfatizou a necessidade de integração do Acre ao Sisbin, formalizada por meio da de um documento entregue ao diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa.

“A Agência Brasileira de Inteligência é um órgão estratégico para o levantamento de problemas sociais em todo o país. A partir dessas ações é possível, com a união entre todos os poderes públicos constituídos, encontrar soluções para o restabelecimento da ordem social”, afirmou Gladson.

O evento, que se estende ao longo do dia, está estruturado em três mesas de discussão, abordando temas cruciais como os fluxos migratórios na Amazônia, o contrabando e tráfico de imigrantes e a cooperação entre agências. A programação é robusta e conta com a participação de especialistas de diversas áreas, incluindo representantes do governo federal, da academia e de organizações internacionais.

O diretor Luiz Fernando Corrêa também discursou, ressaltando o papel da agência como facilitadora no enfrentamento das questões migratórias: “Um sistema de cooperação efetiva significa ser o facilitador do sistema. Então, a Abin hoje cumpre esse papel de facilitador, de parceria com o Estado, aproximando todos que militam nessa área para enfrentar diferentes temas, no nosso caso aqui, a questão das migrações”.

O Encontro do Sisbin Norte não só reforça a importância da integração regional no combate aos desafios migratórios, mas também coloca o Acre no centro das discussões sobre segurança e inteligência na Amazônia, lembrando que o estado se tornou porta de entrada e saída de milhares de imigrantes, desde o grande fluxo ocorrido após o terremoto no Haiti, bem como em movimentos migratórios de países do continente africano e da Venezuela e também com o grande retorno migratório durante a pandemia de covid-19.

Assim, a participação ativa do governo estadual e a presença de autoridades de peso no evento da Abin sinalizam um compromisso renovado, com a busca por soluções eficientes e humanitárias para a questão migratória.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Acre tem uma das maiores taxas de dependência do SUS no país, aponta levantamento 104ir

Jamile Romano

Hospital da Mulher e da Criança do Juruá oferece café da manhã em homenagem às mães doadoras do banco de leite 314k2

Raimundo Souza

Baixa do Rio: Mais de 300 pessoas atintigos pela cheia retornam para casa 4e3619

Jamile Romano

Parecer da Ufac sobre orientações no período de poluição do ar 503y61

Raimundo Souza

Ministro Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares 4bb3l

Marcio Nunes

Governo emite Nota pública sobre suspensão de visitas ao Museu do Palácio Rio Branco 42v3h

Jamile Romano