22.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Comitiva acreana participa da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no Azerbaijão 3q3365

Atualizada em 08/11/2024 09:47 5d5z3j

O governo do Estado do Acre irá participar da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que será realizada em Baku, Azerbaijão, na próxima semana.

A comitiva, liderada pelo governador Gladson Cameli, é composta pelo secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara; presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo; coordenadora do Programa REM Acre na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo; secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Charles Santos; secretária Comunicação, Nayara Lessa; e coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros.

Com o tema Acre+ resiliente na COP29, a comitiva abre sua participação no que irá tratar sobre financiamento climático e sistema de REDD+ Jurisdicional, no espaço do Consórcio Interestadual Amazônia Legal (CAL), na terça-feira, 12.

O apresentará a capacidade do Estado em captar e executar recursos nacionais e internacionais para o financiamento climático. O Acre é reconhecido como referência, por já ter firmado cooperação internacional com a Alemanha e o Reino Unido para implementação do Programa REM, em execução desde 2012.

Outras parcerias internacionais também já foram firmadas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Recentemente, o Acre também foi o primeiro a ar recursos, na retomada com o Fundo Amazônia, no valor estimado de R$ 98 milhões.

O Acre tem avançado ainda no cumprimento de uma série de requisitos para obter a certificação internacional para a geração de créditos de carbono de alta integridade. O processo facilitará a continuidade das negociações, a exemplo do programa Leaf (Reduzindo Emissões Acelerando o Financiamento Florestal).

O Consórcio da Amazônia Legal (CAL) organiza uma programação especial da COP30 com a participação dos nove estados amazônicos, incluindo o Acre, na quarta-feira, 13.

O evento conta com a adesão dos governadores engajados na estratégia Baku to Belém, de unir os estados amazônicos em torno de uma agenda comum para a COP30.

O objetivo é garantir que a Amazônia esteja no centro das discussões sobre mudanças climáticas, promovendo a colaboração entre as unidades da federação para alavancar recursos e ações que fortaleçam o desenvolvimento sustentável na região.

Ao longo da programação, a comitiva também foi convidada a integrar o “Amazônia solução climática: mecanismos financeiros para catalisar um futuro sustentável”, em que serão debatidos os caminhos para o financiamento e estratégias para a Amazônia.

Outra importante participação será no sobre mudanças climáticas e estratégias de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas. O governador Gladson Cameli apresentou ao governo federal, no primeiro semestre de 2024, o Plano Emergencial de Adequação às Mudanças Climáticas.

A iniciativa, pioneira entre os estados brasileiros, prevê uma série de ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas, que têm causado enchentes e secas severas no estado, ameaçando vidas e destruindo infraestruturas urbanas e rurais.

O documento é um marco na resposta às mudanças climáticas, buscando um Acre mais resiliente e seguro frente aos fenômenos extremos que se tornaram mais frequentes.

O buscará evidenciar o Acre como um exemplo de inovação em governança climática, capaz de atrair capital para financiar ações sustentáveis e de enfrentamento às mudanças climáticas, tanto a nível nacional quanto internacional.

A programação inclui ainda participação em painéis conjuntos sobre as temáticas: processo de atualização das salvaguardas socioambientais do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa); sociobioeconomia na perspectiva dos povos indígenas; turismo sustentável regenerativo e etnoturismo no Acre; reconhecendo a conservação e a restauração florestal como pilares de transformação local e bioguardiões: um chamado pelo reconhecimento dos guardiões da biodiversidade e do clima.

Saiba mais 27a4y

A COP, conhecida também como Conferência das Partes, reúne representantes de 197 países mais a União Europeia, engajados na missão de discutir o futuro do planeta e traçar estratégias para o enfrentamento a crise climática.

O evento reúne ainda cientistas, pesquisadores, políticos, gestores, especialistas, ativistas e representantes de diversas áreas da sociedade para debater soluções urgentes capazes de mitigar os efeitos do aquecimento global. Em 2025, a COP 30 será sediada no Brasil, em Belém (PA).

 

[Agência de notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Quatro ruas do Centro de Rio Branco sofrem mudanças no trânsito para 1º Festival da Macaxeira 514w6a

Jamile Romano

Incêndio de grandes proporções atinge concessionária de veículos em Cruzeiro do Sul 5bb2q

Marcio Nunes

MPAC denuncia assessor parlamentar por violência doméstica em Cruzeiro do Sul 2g2w1n

Jamile Romano

Detentas fazem exame de mamografia em ação de saúde do Outubro Rosa 5x642i

Marcio Nunes

Federação entre União Brasil e Progressistas sai do papel; governador Gladson Cameli vai comandar sigla no Acre 3k1o2h

Marcio Nunes

Com mínimas de 12ºC, nova frente fria chega ao Acre neste fim de semana. mf1l

Jamile Romano