30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Confira o boletim de enchentes – 17 de março 6r5l5t

Atualizada em 17/03/2025 10:37 m2m3j

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) do Acre informa que, em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou elevação durante a medição das 9h desta segunda-feira, 17, marcando 15,86m. O Riozinho do Rola, afluente importante do rio, apresentou aumento de 11cm, ultraando a cota de transbordamento, e subiu para 16,75m.

Porto Acre continua acima da cota de transbordamento. O nível do rio apresentou aumento de 8cm, chegando a 13,69m. Em Plácido de Castro, a situação é de transbordamento: com 12,95m na medição das 6h, com aumento de 9cm em comparação com a última medição.

Na Bacia do Rio Acre o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

Na Bacia do Rio Purus, Sena Madureira e Manoel Urbano também estão abaixo da cota de transbordamento, porém Santa Rosa do Purus entrou na cota de alerta na medição das 6h desta segunda-feira, marcando 8m.

Na Bacia do Rio Juruá, o município de Cruzeiro do Sul continua ultraando a cota de transbordamento, atingindo hoje 13,52m. A equipe do governo e prefeitura estão monitorando e prestando assistência a 35 famílias que estão sem energia elétrica, mas não quiseram sair de suas casas. De acordo com a Defesa Civil do estado, a previsão é de que haja uma leve alta ainda no dia de hoje devido ao volume de chuvas provenientes da parte alta do Peru.

Já na bacia dos rios Tarauacá-Envira, o Rio Tarauacá continua na cota de transbordamento na medição das 6h, alcançando 10,66m, havendo aumento de 27cm em comparação com a última medição. As prefeituras de Tarauacá e Mâncio Lima decretaram situação de emergência no último domingo, 16, em razão do aumento do nível dos seus respectivos rios e afluentes.

As equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros já prepararam uma escola em Tarauacá para receber 28 famílias que foram desalojadas e 4 famílias já estão em um abrigo. Já os municípios de Feijó e Jordão continuam com nível abaixo da cota de alerta.

Ações do governo 3s1h5v

O governo do Acre segue com apoio aos atingidos pela cheia do rio Acre, em Rio Branco, e em todo o estado. A governadora em exercício do Acre e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, visitou na tarde de sábado, 15, o abrigo do Parque de Exposições Wildy Viana. Na companhia do secretariado, equipes do governo e da prefeitura, Mailza vistoriou as estruturas do parque, que já atende 65 famílias desabrigadas na capital.

Trabalhando de forma unida e coordenada, o governo do Acre segue prestando assistência à população atingida pelas enchentes que afetam diversas regiões do estado. No fim de semana a CEPDC realizou uma vistoria no abrigo municipal para garantir o e necessário às equipes em ação.

O governo do Acre decretou situação de emergência, em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá e Purus, que ultraaram as cotas de transbordamento. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira, 10, e tem validade de 180 dias.

O documento estabelece que os municípios mais afetados devem receber apoio da Defesa Civil Estadual para minimizar os impactos das enchentes. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) acompanha as condições hidrometeorológicas em tempo real, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) presta e às famílias atingidas e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) atua em resposta aos desastres relacionados a emergência sociais e ambientais.

Apoio do governo federal 136r4e

Na última semana, em Brasília (DF), o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para solicitar apoio antecipado do governo federal, caso a situação das cheias se agrave nos próximos dias.

Rio Branco 1a6h1h

Segundo dados dos atendimentos realizados polo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e Defesa Civil do Estado do Acre, atualmente o trabalho conjunto entre esses órgãos e voluntários vem sendo realizado com o total de 54 pessoas.

Ocorrências: 191

População afetada: 191 famílias (total de 606 pessoas) retiradas pela Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros Militar

Desabrigados: 120 famílias (total de 404 pessoas)

Permaneceram no local: 3 famílias (5 pessoas)

Desalojadas: 68 famílias (total de 197 pessoas)

Bairros atendidos : 15

Plácido de Castro 491l4d

Famílias atendidas e retiradas: 2

Tarauacá 2rx5f

Famílias desalojadas: 28

Famílias em abrigo: 4

Acolhimento em Rio Branco 195a33

O abrigo no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, é gerido pelo Município e está acolhendo famílias dos bairros Ayrton Senna, Cidade Novo, Cadeia Velha e Seis de Agosto, atingidos pela cheia do Rio Acre, atendendo cerca de 143 pessoas.

Além do local, há abrigo na Escola Municipal Maria Lúcia, no bairro Morada do Sol: acolhe atualmente 9 famílias (total de 30 pessoas).

Cuidados com a rede elétrica 4g3b1b

A Energisa orienta os clientes afetados pela cheia a não tentarem consertar eventual falta de energia. Se a casa for atingida pela água da alagação, deve-se desligar o disjuntor de energia (chave geral) antes que a água entre na residência, de forma segura (usando calçado de borracha e enxuto).

A empresa atua sempre em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para avaliar ou realizar o desligamento da energia, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança das equipes que estão atuando no resgate das famílias atingidas pelas águas, além da população.

A Energisa reforça que, ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente deve entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e Call Center: 0800-647-7196.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Segunda-feira (16) tem previsão de mais chuva em todo o Acre, diz Sipam 3m6k3o

Jamile Romano

Estudante de Tarauacá comemora aprovação em Medicina na Ufac e UFMG 5p2m1j

Jamile Romano

Polícia Militar do Acre recebe visita técnica de generais do Exército 494g6j

Raimundo Souza

Sebrae e Seagri promovem evento “Agricultura em debate: Por que plantar cacau?” 1o353u

Jamile Romano

Ufac promove o evento Abril da Internacionalização de promoção à pesquisa e a mobilidade acadêmica a5e6r

Jamile Romano

Governador avalia o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal: “O discurso diminuiu e a prática aumentou” 2b4v32

Marcio Nunes