25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
GeralMeio Ambiente

Conheça um pouco da castanheira-do-Brasil/Acre 2n4f16

Atualizada em 19/05/2024 10:15 44953
Castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa), na reserva extrativista Riozinho do Anfrísio, Altamira, Pará, Brasil. © WWF-Brasil / Clóvis Miranda

A castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa), também conhecida como castanheira-do-Pará, é uma árvore alta e bela, nativa da Amazônia. Ela pode ser encontrada em florestas às margens de grandes rios, como o Amazonas, o Negro, o Orinoco e o Araguaia, mas está ameaçada de extinção.

Apesar de estar presente em todos os nove países amazônicos (Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana sa), atualmente só é abundante na Bolívia e no Suriname.

A castanheira é considerada vulnerável pela União Mundial para a Natureza (IUCN) e, no Brasil, aparece na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente. A principal causa para o risco de extinção é o desmatamento. No Brasil, castanhais são derrubados para a construção de estradas e barragens, para assentamentos de reforma agrária e para a criação de gado.

Como são as castanheiras
As castanheiras-do-Brasil normalmente atingem entre 30m e 50m de altura e de 1m a 2m de diâmetro. É uma das espécies mais altas da Amazônia. Há registros de castanheiras que alcançaram 50m de altura e mais de 5m de diâmetro.
Seu tronco é reto e os galhos se concentram na parte mais alta da árvore. A casca é acinzentada, e as folhas, que ficam acima da copa das outras árvores, têm de 20cm a 35cm de comprimento.

As castanheiras dependem de um ambiente intocado para sua reprodução. Suas flores só são polinizadas por alguns tipos de insetos, que são atraídos por orquídeas que vivem perto das árvores de castanha. Se as orquídeas ou os insetos são mortos, as castanheiras não dão frutos.

O fruto da castanha leva mais de um ano para amadurecer, é mais ou menos do tamanho de um coco e pode pesar 2kg. A casca é muito dura e abriga entre 8 e 24 sementes, que são as apreciadas castanhas.

Caso não sejam devoradas por roedores, micos ou humanos, as sementes demoram de 12 a 18 meses para germinar. Muitas delas são plantadas por cutias, que roem os frutos até abrir a dura casca, comem algumas das sementes e enterram as outras para comer mais tarde. As sementes esquecidas pelas cutias brotarão da terra no ano seguinte para começar os 500 anos de vida de uma nova castanheira-do-Brasil.

E como podemos cuidar delas
Como a maior ameaça às castanheiras-do-Brasil é o desmatamento, para erradicar o risco de extinção dessa espécie precisamos cuidar de nossas florestas. Comprar apenas madeira certificada, apoiar a criação e a gestão de unidades de conservação e dar preferência a produtos sustentáveis do ponto de vista ecológico e social são formas de ajudar a conservar as castanheiras e muitas outras espécies de árvores ameaçadas.

Torradinha, em doces ou pura

Apesar de ameaçada de extinção, a castanheira oferece aos seres humanos uma delícia apreciada em todo o mundo: a castanha-do-Brasil. Ela é consumida pura, torrada ou em forma de farinha. Fica saborosa em doces e sorvetes e vai muito bem com chocolate.

Por ser rica em proteínas, carboidratos e, principalmente, gorduras, é muito consumida pela população da Amazônia. Seu óleo também é utilizado em produtos manufaturados e cosméticos. Além disso, a castanha é uma importante fonte de renda para muitas comunidades amazônicas.

 

Fonte: © WWF-Brasil

Artigos Relacionados 4e5a1r

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa y295p

Raimundo Souza

Com recursos do deputado Eduardo Velloso, Ufac abre vagas para mestrado em Xapuri 5o2f1x

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco prestigia posse da nova istração do TJ/AC r1z5y

Raimundo Souza

Artesã do Acre é selecionada para compor catálogo de artesanato internacional 3x4fm

Raimundo Souza

A Ponte do Rio Caeté está aberta ao tráfego até que a balsa retome suas operações, segundo o Dnit 3b704o

Raimundo Souza

Governo divulga balança comercial de 2024 nesta segunda (6) e espera saldo de US$ 70,4 bi 2x3n10

Raimundo Souza