22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Conselho Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Rio Branco discute diretrizes para Defesa Social 105f2s

Atualizada em 06/05/2025 17:26 4x2a3u

Com o intuito de discutir ações de segurança da população de Rio Branco, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social se reuniu na manhã desta terça-feira (7). O conselho, que foi criado em janeiro de 2003, por meio da Lei Complementar nº 208, e sancionado pelo prefeito Tião Bocalom é composto por representantes de diversas entidades, como o Ministério Público Estadual do Acre, as Polícias Civil e Militar, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, além de outras autoridades envolvidas com a segurança pública.

A reunião teve como tema central a construção do plano municipal de segurança pública, com o objetivo de identificar e implementar soluções para os problemas que afetam a segurança e o bem-estar dos munícipes. O presidente do Conselho, Ezequiel Bino, destacou a importância da gestão do prefeito Tião Bocalom, que tem investido significativamente na área de segurança pública em Rio Branco.

“A gestão do prefeito Bocalom está fazendo algo que é um divisor de águas, investindo na segurança pública de Rio Branco. A segurança municipal tem um papel importante e nós estamos, nesse processo de construção do plano municipal de segurança, ouvindo a sociedade, por meio de um portal e reuniões, para que as pessoas possam expressar suas opiniões e ideias sobre o que esperam para a segurança da cidade.”

O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do Acre, Rodrigo Curti, também participou da reunião e destacou a relevância da criação do Conselho como uma ferramenta fundamental para a construção de um plano de segurança eficaz.

“Hoje tivemos uma reunião muito produtiva, onde iniciamos a construção do nosso plano municipal de segurança pública. Também discutimos a mudança do Centro Pop. Essa discussão é fundamental, pois envolve diversas áreas, não só a segurança pública, mas também saúde e questões sociais. É uma discussão necessária para a cidade e a sociedade.”

O tenente-coronel da Polícia Militar do Acre, Agleilson Alexandrino, falou sobre a importância do envolvimento de todas as instituições para combater a criminalidade na capital.

“O Conselho de Segurança Municipal envolve todas as instituições que trabalham pela segurança pública no município. Nosso objetivo é trazer mais segurança para a população de Rio Branco, buscando soluções para problemas como o aumento da criminalidade, a situação dos moradores de rua e a segurança nas áreas comerciais. Estamos unidos para equalizar os problemas sociais e garantir a segurança dos cidadãos.”

Ainda este mês, os representantes do Conselho Municipal irão realizar audiências públicas nas 10 regionais de Rio Branco, com o intuito de ouvir as preocupações dos moradores e buscar soluções conjuntas para os desafios da segurança na cidade.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Defesa Civil do Acre recebe visita de Rondônia em busca de modelo de gestão para desastres naturais 476m1z

Marcio Nunes

Produtor cultural e jornalista recebe Comenda da Cruz do Mérito de Comunicação 3k3m34

Jamile Romano

Segurança Pública do Acre intensifica ações durante as festas de final de ano 4f5q3j

Jamile Romano

Estado e parceiros se antecipam e entregam cobertores e kits de higiene para imigrantes 4n733l

Marcio Nunes

Petecão atua junto ao Ministério da Agricultura para fortalecer economia do Acre 2vp34

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre ultraa marca de 100 mil atendimentos em 2024 5x3e5m

Jamile Romano