22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Covid-19: Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos 68115x

Atualizada em 07/12/2023 09:34 6l1c1c

Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério da Saúde ou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.

“Seguimos atentos ao cenário epidemiológico da covid-19. Com a identificação de duas novas sublinhagens no país, a JN.1 e JG.3, decidimos antecipar para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente. A vacinação é essencial para nossa proteção”, twitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Sempre trabalhamos para que estejam disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em especial para pessoas em grupos de risco ou com sintomas gripais, recomenda-se maior proteção, como o uso de máscara em locais fechados e evitar aglomerações.”

Antiviral 72303d

A pasta destacou ainda que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível na rede pública para o tratamento da infecção por covid-19 em idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, logo que os sintomas aparecerem e houver a confirmação de teste positivo.

Subvariantes 376mr

De acordo com o ministério, a subvariante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo. Já a sublinhagem JG.3, também identificada no Ceará, está sendo monitorada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás.

“O Ministério da Saúde segue alinhado com todas as evidências científicas, com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais atualizadas para o enfrentamento da covid-19, incluindo o planejamento para vacinação em 2024, que já está em andamento.”

“A pasta garante que o SUS [Sistema Único de Saúde] sempre terá disponível as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária].”

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Presidente do STJ assina decisão que autoriza prisão de Robinho 736l6y

Marcio Nunes

Três ministros do STF e sem Lula: Quem foi ao casamento de Dino 6v2t3r

Raimundo Souza

Coberta por fumaça, Brasília se torna a 4ª cidade mais poluída do país 3g6a5d

Jamile Romano

Termina hoje prazo para inscrição no concurso dos Correios h1i48

Jamile Romano

Operações da PF sobre emendas pressionam novos presidentes do Congresso 5f3d67

Raimundo Souza

Secretário do MMA vê conotação politica em queimadas na Amazônia 5e101u

Raimundo Souza