22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Desastre anunciado 3qt3x

Atualizada em 04/04/2025 10:12 2m405l

O nosso regime presidencialista mantém-se arquejando e inspirando sérios cuidados

         Desde que os nossos deputados federais e senadores aram a participar da elaboração do orçamento da nossa união federal, e mais ainda, com suas emendas orçamentárias sendo obrigatoriamente liberadas, que o nosso regime presidencialista vem sendo brutalmente seqüestrado. Presentemente, nada menos que 25% dos recursos que deveriam ser disponibilizados ao presidente da República vêm sendo manipulado pelos nossos congressistas e a base das mais espúrias negociatas, isto por quem deveria fiscalizá-lo. Lembremos o poeta “Juvenal: “quem vigia o vigia?”.

         Volto a repetir, esta safadeza orçamentária surgiu ao tempo em que éramos governados pela então presidente Dilma Rouseff e a nossa Câmara dos Deputados, presidida pelo Deputado Federal, Eduardo Cunha. Maldita coincidência, até porque, de lá para cá, e sempre num crescendo, os nossos orçamentos públicos, tanto o federal quanto os estaduais e diversos municipais estão sendo utilizados em favor dos seus respectivos parlamentares, seja na compra de votos para suas reeleições seja em prol dos seus próprios interesses financeiros.

        A partir de então, a independência e a harmonia entre os nossos poderes deixaram de existir e ou a prevalecer o que ora testemunhamos. Por estas e outras, e se vivo ainda fosse, o que estaria dizendo o Barão de Montesquieu? Mesmo morto e sepultado, chego a crer que ele costuma se remover no seu próprio túmulo, dado os disparates produzidos pela nossa capenga democracia.

        Daí a fragilidade, a pobreza e a descaracterização da nossa democracia, isto porque, o nosso poder executivo legisla o nosso poder legislativo executa e no meio dos tiroteios causados, quando chamado para arbitrar os nossos conflitos, o nosso poder judiciário a a ser acusado de se sobrepor aos outros dois.

       Lamentavelmente, e em razão da polarização Lula/Bolsonaro, o que possa  ser útil e bom para o nosso país, mas se o for para os lulistas, os bolsonaristas são contrários. Para que ninguém me aponte como lulista acrescento: ao tempo em que éramos governados pelo presidente Jair Bolsonaro, o que pudesse ser útil e bom para o nosso país e se também fosse para o bolsonaristas os lulistas, de pronto, eram contrários.

       Segundo Bertolt Brecth, “infeliz é o país que precisa de heróis”. Eu, particularmente, sou adepto dessa afirmação, e como sou, nem em vida, e mesmo após as suas mortes, nem Lula e nem Bolsonaro farão parte do rol dos meus heróis, de um Montesquieu, de um Churchiil, de Roosevelt, etc.

        Dos dois, Lula e Bolsonaro, não espero heroísmo, e sim, que nas eleições de 2026, os seus nomes não apareçam nas nossas urnas eletrônicas.

Artigos Relacionados 4e5a1r

Virou piada entre congressistas 1xn12

Jamile Romano

Feito peixe 581n30

Jamile Romano

Verdadeiras pragas 6m5s4r

Jamile Romano

O presidente Lula da Silva deu um ultimato ao ministro das Relações Institucionais,Alexandre Padilha 4g6h2k

Leandro Mazzine

O ministro do STF Alexandre de Moraes está cercando devagar o ex-presidente da República Jair Bolsonaro 6w1la

Jamile Romano

Adélio Bispo 5ol11

Jamile Romano