24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação e Centro de Ensino Dom Bosco comemoram Dia da Síndrome de Down com caminhada no Horto 5x6y4s

Atualizada em 21/03/2025 16:34 525db

Promovendo a inclusão e a valorização da diversidade, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, realizou uma caminhada no Horto Florestal, em Rio Branco, para celebrar nesta sexta-feira, 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O evento reuniu estudantes de várias idades, professores, pais e outros atores da comunidade escolar. Intitulada Todo Mundo Cabe no Mundo – Movimento Meias Trocadas, a campanha transmite a ideia da aceitação da diversidade de forma lúdica, destacando que as diferenças tornam o mundo mais rico e colorido. A analogia entre os cromossomos e as meias trocadas reforça a singularidade de cada indivíduo.

Ao longo da semana, a escola desenvolveu diversas atividades para sensibilizar os estudantes sobre a inclusão. A programação incluiu a confecção de cartazes, dinâmicas explicativas sobre o significado das meias trocadas e a relação com a síndrome de Down, resultante de uma alteração genética no cromossomo 21. Além disso, foi realizada uma campanha para arrecadação de meias, que foram distribuídas aos estudantes para o evento.

Durante a caminhada, os participantes exibiram cartazes e usaram meias trocadas em apoio à causa. Outra atividade realizada foi Abrace um Amigo Down, na qual os participantes utilizaram tinta guache azul e amarela, cores da campanha, para marcar as mãos nos coletes brancos dos estudantes, simbolizando o afeto e a inclusão. As comemorações continuaram ao longo do dia na escola, com apresentações culturais, música e dança.

A coordenadora de ensino do Dom Bosco, Giselle Moraes, destacou a importância do evento na promoção da inclusão por meio do aprendizado lúdico. “A ideia é trazer a diversão, a brincadeira e a ludicidade como ferramentas para o conhecimento. As crianças podem e devem estar incluídas na sociedade. O Movimento Meias Trocadas acontece no Brasil e no mundo, reforçando essa mensagem de aceitação e respeito às diferenças”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Polícia Civil do Acre e Força Nacional definem últimos ajustes para capacitação em operação com drones 6hm1l

Marcio Nunes

Eleições 2024: Tião Bocalom participa de sabatina no programa Tribuna Livre desta segunda às 21h 1x2q5i

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco recebe homenagem de costureiras pelo apoio dado ao setor 294x8

Jamile Romano

Veja quais são os prédios públicos estaduais que não funcionam nesta sexta devido às Eleições 2024, em Rio Branco 5s425w

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco cria comitê para acompanhamento de políticas públicas para a população em situação de rua 203932

Marcio Nunes

Acre realiza 1º Seminário da Primeira Infância na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima 505j2a

Jamile Romano