30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Educação promove 1º Encontro Surdo Kids 1y67e

Atualizada em 19/10/2024 10:27 6g3z1h

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC), realizou na manhã desta sexta-feira, 18, o 1º Encontro Surdo Kids. O evento, promovido em alusão ao Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro, e ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, reuniu alunos surdos de diversas escolas de Rio Branco.

Encontro promoveu ambiente de interação e celebração para crianças. Foto: Stalin Melo/SEE

O encontro proporcionou uma série de atividades lúdicas, como brincadeiras, pintura facial e uma apresentação teatral do grupo Expressão Livre. A programação contou ainda com a participação da Liga Acadêmica de Palhaçaria e Arteterapia Medilhaço, composta por acadêmicos da área da saúde da Universidade Federal do Acre (Ufac), que colaboraram para tornar o evento ainda mais animado e inclusivo.

“É um grande encontro, em que pensamos a identidade surda com a identidade infantil. Trouxemos a proposta do Dia do Surdo Kids para unir essas questões e criar uma grande celebração, valorizando a comunicação e a identidade das crianças surdas de forma lúdica. Está sendo uma experiência muito positiva”, afirmou Lindomar Araújo, chefe do CAS.

Evento, promovido em alusão ao Dia da Criança e ao Dia Nacional do Surdo, reuniu alunos surdos de diversas escolas. Foto: Stalin Melo/SEE

O Centro de Apoio ao Surdo tem um papel fundamental na educação dos alunos surdos, servindo como uma referência para esses estudantes. Por isso, a realização do evento envolveu não só as crianças, mas também intérpretes, professores de Libras e profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) bilíngue. A ideia central é criar um espaço onde os alunos possam se encontrar, se identificar e interagir uns com os outros.

“Organizamos este evento pensando em incluir todos os alunos surdos que estudam nas escolas inclusivas e frequentam o CAS no contraturno. Essas crianças que estão aqui hoje são atendidas pelo AEE bilíngue, e temos no CAS profissionais surdos que são fundamentais nesse processo. O desenvolvimento dessas crianças depende também da contribuição das famílias, pois elas, sendo surdas, têm os mesmos direitos e deveres que qualquer pessoa”, destacou Helena Sperotto, coordenadora pedagógica do CAS.

Programação contou com atividades lúdicas, brincadeiras, pintura facial e apresentação teatral. Foto: Stalin Melo/SEE

A iniciativa reforçou a importância da inclusão e da valorização da identidade surda, oferecendo um ambiente de interação e celebração para as crianças.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Comissão de Conflitos Fundiários atua para acelerar solução de ações de reintegração de posse no Acre 2j3r3n

Jamile Romano

Ifac está com inscrições abertas para intercâmbio de seis meses em Portugal 3y6so

Jamile Romano

Pela primeira vez em 108 anos, uma mulher assume o subcomando da Polícia Militar do Acre 3258k

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco decreta expediente corrido; veja horários de funcionamento dos órgãos 2t5s1a

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli e prefeito Mazinho Serafim inauguram Ponte em Sena Madureira realizam maior sonho da população 2v5335

Marcio Nunes

Nacional : Greve dos professores de universidades federais termina após 69 dias 2u4v2n

Jamile Romano