22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação utiliza software para otimizar gestão da alimentação escolar 3991x

Atualizada em 14/02/2025 09:28 352z4n

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (Deane), utiliza o Software de Gestão da Alimentação Escolar (AEI) para otimizar o gerenciamento da merenda nas escolas. A ferramenta permite desde o controle de estoques e a distribuição de alimentos até o planejamento de cardápios e o acompanhamento nutricional dos alunos.

O AEI automatiza processos essenciais, como a elaboração de cardápios saudáveis, fichas de preparo, listas de compras, gerenciamento e aprovação de pedidos, além do armazenamento de alimentos. O sistema também realiza testes de aceitabilidade e monitora o perfil nutricional dos estudantes, contribuindo para a oferta de refeições equilibradas.

Para garantir o reabastecimento adequado da merenda, é fundamental que gestores e responsáveis mantenham o sistema sempre atualizado. O registro correto e diário das informações evita falhas na execução dos cardápios e assegura uma distribuição eficaz dos alimentos aos alunos.

Leonardo Costa, responsável pelo AEI, orienta os gestores sobre o uso correto da ferramentra para otimizar a alimentação escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“É extremamente importante manter o sistema alimentado. Se, por algum motivo, a equipe da escola tiver dificuldades para registrar as informações, nós, da Merenda Escolar, estamos disponíveis para ajudar. Podemos ir até a escola ou oferecer e remoto por videoconferência”, explicou Leonardo Costa, técnico responsável pelo sistema AEI.

O software também está disponível na versão aplicativo para dispositivos Android, facilitando a gestão dos estoques. Com uma interface intuitiva, o app permite o registro de recebimentos e baixas no estoque mesmo sem conexão com a internet. Quando utilizado offline, os dados são armazenados e enviados automaticamente assim que a conexão for restabelecida.

A gestora Cristina Araújo destaca como o uso correto da AEI facilita a gestão da merenda escolar e melhora o trabalho da equipe. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para Cristina Araújo, gestora da Escola Ramona de Castro, o sistema tem sido um grande aliado: “O AEI facilita muito o trabalho nas escolas. Algumas funções exigem mais atenção, como o lançamento de produtos em gramas, quilos ou litros, mas seguimos os procedimentos corretamente. As merendeiras anotam todos os produtos utilizados, e nós lançamos no sistema. Se usarmos a ferramenta de forma adequada, tanto a escola quanto o Departamento de Alimentação Escolar ganham em eficiência”.

Inicialmente implantado em Rio Branco, o AEI será expandido para todas as regionais do estado ainda em 2025.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

PGE inicia tratativas para a realização de projeto social com a Banda Marcial Wilson Barbosa 3m5d31

Marcio Nunes

Michelle Melo promove debate sobre implementação da Lei Federal 13.935/19 para e escolar para inclusão de profissionais como psicólogos e assistentes sociais. 6z384b

Jamile Romano

Justiça mantém condenação de homem por publicar mensagens ofensivas em grupo de WhatsApp 4b2b4f

Jamile Romano

Saúde a a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue 101z51

Jamile Romano

Educação e Ministério Público do Acre iniciam planejamento da edição 2025 do projeto ‘Eu Digo Não à Corrupção’ 5z5450

Marcio Nunes

Governo anuncia pagamento de mais de R$ 536 milhões em salários de dezembro e segunda parcela do décimo terceiro dos servidores públicos do Estado 3x4x47

Jamile Romano