30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

EJA, uma oportunidade transformadora para a conquista da educação e inserção no mercado de trabalho 6b2d48

Atualizada em 01/05/2025 11:08 6l6n6w

Objetivando oferecer oportunidade de conclusão dos estudos e a entrada no mercado de trabalho para jovens e adultos é que a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma ferramenta que surge, principalmente, para àquelas pessoas que, há anos, estavam afastadas das escolas ou não foram alfabetizadas.

A modalidade de ensino é voltada para adultos e jovens a partir de 15 anos, permitindo que concluam o ensino fundamental e médio e, mais do que isso, se preparem para os desafios do mercado de trabalho. As matrículas podem ser feitas em diversas escolas municipais, como a Escola Anice Dib Jatene, Escola Boa União, Escola Benfica, Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho, Escola Ilson Alves Ribeiro, Escola Juvenal Antunes, Escola Raimundo Hermínio de Melo e Escola Terezinha Migueis/Anexo Irene Dantas.

Além dessas, a EJA também é oferecida em instituições parceiras como o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), o Lar dos Vicentinos, a Escola Estadual Irene Dantas e a Associação Beneficente Caminho de Luz.

Antonio: “A diferença aqui é o acolhimento” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O diretor da Escola Anice Dib Jatene, Antônio Torres, compartilhou sua visão sobre o trabalho com os alunos da EJA: “A satisfação é muito grande, porque a gente tem todo um carinho e um cuidado com cada aluno que vem, procurar o estudo. É interessante ver uma turma tão diversa, com jovens e adultos, de várias faixas etárias. O que faz a diferença aqui é o acolhimento. A nossa metodologia vai além do ensino formal. A autoestima, a motivação, o entendimento de que vale a pena continuar estudando, independentemente da fase da vida, é algo fundamental”, explicou o gestor.

A matrícula para a EJA está permanentemente aberta e, neste mês de maio, é especialmente importante que as pessoas que ainda não completaram o ensino fundamental ou médio busquem as escolas mais próximas.

“O nosso trabalho é contínuo, sempre disponível para quem deseja aprender e a matrícula pode ser realizada diretamente nas escolas”, afirmou o diretor Torres.

Além de um ambiente acolhedor, os alunos da EJA em Rio Branco têm o a uma alimentação escolar que é preparada com carinho, proporcionando não apenas a nutrição, mas também uma experiência de pertencimento e cuidado. A merenda, oferecida com capricho pelos merendeiros, é um dos momentos de convivência que os alunos mais apreciam.

A história de José Ribamar Gomes Magalhães: Superação e transformação através da educação

A história de José Ribamar Gomes Magalhães, aluno da EJA, é um exemplo inspirador de superação e transformação. Natural de Sena Madureira, nascido no Seringal Macauã é lanterneiro e pintor. Casado e pai de três filhos, aos 50 anos, Ribamar retomou seus estudos na Escola Anice Dib Jatene e, hoje, está no nono período de Engenharia Agronômica, prestes a concluir sua graduação. Ele compartilhou sua trajetória com emoção:

José: “A motivação dos professores e o acolhimento me ajudaram a encontrar novamente o caminho” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Eu deixei os estudos lá atrás e me dediquei à minha profissão de lanterneiro e pintor. Mas percebi que algo importante estava faltando em minha vida. Então, decidi voltar a estudar. Cheguei aqui na escola e fui muito bem recebido. A motivação dos professores e o acolhimento me ajudaram a encontrar o caminho novamente”

Para ele, a educação não tem preço. “Não tenho palavras para expressar o quanto ela tem sido importante para minha vida. A educação me abriu portas e trouxe conhecimento, não apenas sobre o mundo, mas também sobre a minha própria capacidade. Em cada aula, em cada livro, encontrei um novo olhar sobre a vida”

Ribamar destacou que a educação não só mudou sua visão de mundo, mas também influenciou positivamente sua vida pessoal e profissional. Ele já possui mais de 18 cursos técnicos, incluindo gestão ambiental e recursos hídricos, e vê a educação como uma ferramenta poderosa de transformação.

“A educação é um propulsor. A cada o, ela me trouxe mais conhecimento, mais oportunidades. E hoje, com 59 anos, estou prestes a concluir minha faculdade. A educação me deu uma visão que eu jamais imaginei ter.”

A educação como caminho para o futuro

A história de Ribamar é um reflexo do impacto que a EJA tem na vida dos alunos. O retorno aos estudos é mais do que um ato de aprendizagem, é uma jornada de autodescoberta e ressignificação. “Nunca é tarde para aprender”, ele diz com a emoção visível nos olhos. “A educação muda tudo. Não importa o momento da vida, ela traz uma visão mais ampla, mais rica, do que somos e do que podemos alcançar”

A EJA é um convite para todos que, por diferentes motivos, não concluíram sua educação formal e desejam transformar suas vidas. Em Rio Branco, mais de onze escolas municipais oferecem a EJA, além de outras instituições parceiras.

Como destacou Ribamar, “a educação nunca é demais, e cada o que damos nela é um o para um futuro melhor.”O caminho pode ser longo, mas a recompensa é imensurável.

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governo anuncia pagamento dos prêmios de valorização dos servidores 642k1e

Jamile Romano

Rio Branco sedia primeiro Encontro Intersetorial da Rede Nacional Primeira Infância no Acre 501851

Marcio Nunes

Criatividade e renda: Casa Rosa Mulher aposta na força das mulheres h6v5z

Raimundo Souza

Acre registra 65 colisões de veículos em poste de energia só neste ano  2s114f

Marcio Nunes

Expoacre: em seu estande Iepetec mostra resultados dos processos de formação dos estudantes o636s

Marcio Nunes

Mutirão atende 700 pessoas em fila de espera para consultas ligadas à saúde mental em hospital do AC 485m1s

Jamile Romano