22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples 666u73

Atualizada em 22/10/2024 09:10 36gm

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que não regularizaram as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até o próximo dia 31 serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro.

O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

O o ao Portal do Simples Nacional e ao e-CAC é feito com certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. A empresa ou o MEI que não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada na internet, conforme orientado no site do órgão.

Notificações

De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples.

Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.

Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Extratos bancários têm termos padronizados a partir desta segunda 676z63

Jamile Romano

CFM pede que Anvisa libere uso de fenol por médicos 2r5c1i

Jamile Romano

Fiocruz diz operar no limite e que não consegue atender demanda por vacina da dengue 2v650

Jamile Romano

Funcionários do IBGE fazem paralisação de 24 horas 3t645j

Marcio Nunes

Dino libera parte de emendas de comissão bloqueadas 695y22

Raimundo Souza

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias 1s2p4t

Marcio Nunes