24.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador entrega carteira de habilitação do Programa CNH Social e capacetes aos mototaxistas de Rio Branco 6t46b

Atualizada em 20/12/2023 17:09 3i5q47

Com o objetivo de oportunizar inclusão, cidadania e geração de emprego, o governador Gladson Cameli realizou, na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório da U:verse, em Rio Branco, a entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fruto do Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social) e a entrega de mais de 2 mil capacetes aos mototaxistas profissionais dos 22 municípios acreanos, como parte do Projeto Motociclista Consciente.

Em sua fala, o governador saudou a todos os presentes, principalmente a classe dos mototaxistas e a presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Taynara Martins. “Eu quero lembrar, neste dia, que não trabalhamos e não estamos sozinhos; por isso, exalto o significativo trabalho de nossos gestores e colaboradores, pois é com o trabalho de vocês que hoje realizamos essa solenidade, que simboliza o crescimento econômico e social da população acreana”, destacou Gladson Cameli.

Lançado pelo governo do Estado em 2022, o Programa CNH Social é executado pelo Detran Acre e oferece 100% de gratuidade em todo o processo de primeira habilitação de motorista, como também adição e mudança de categoria para quem já é habilitado. O programa é direcionado a estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, além de moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

O programa foi instituído em 2022 pelo governador Gladson Cameli, quando beneficiou mais de duas mil pessoas. Ampliado, o Programa CNH Social vai atender 20 mil cidadãos até o fim de 2026, sendo cinco mil em cada ano.

Em 2023 o programa foi um sucesso, recebendo quase 30 mil inscrições nas modalidades urbana, rural e estudantil em todo o estado, e mais de 3 mil pessoas iniciaram o processo de habilitação.

Com o Projeto Motociclista Consciente, realizado pelas equipes de Educação e Fiscalização do Detran, aproximadamente 1.500 condutores de motocicletas foram orientados, em julho deste ano, sobre a necessidade do respeito às leis de trânsito, principalmente aos limites de velocidade e ao semáforo, assim como ao uso correto do capacete.

Reforçando esse projeto, foram entregues nesta quarta-feira dois capacetes para cada mototaxista profissional de Rio Branco. A ação se estende aos 22 municípios, totalizando 2.430 equipamentos de segurança para todo o estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Modernização da radioterapia na Unacon reforça o combate ao câncer no Acre 6l443c

Jamile Romano

Gabinete de Crise se reúne em Cruzeiro do Sul para debater ações prioritárias no enfrentamento a seca extrema 6r2269

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco recebe título de Parceiro Benemérito da Apae pelo apoio à inclusão social f651t

Marcio Nunes

MPAC está entre os dez Ministérios Públicos com maior interação nas redes sociais j3x5v

Raimundo Souza

Cesárea Humanizada: mais do que uma cirurgia, uma experiência de cuidado na Maternidade Bárbara Heliodora 3c6d5c

Raimundo Souza

Candidatos do concurso da Polícia Penal têm até sexta para entregar documentos da fase de investigação 346440

Raimundo Souza