23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Evento sobre impactos da Reforma Tributária reúne Estado e Sistema Comércio com empresários em Rio Branco 2w4h27

Atualizada em 16/05/2025 15:05 5w3s57

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), se reuniu ao Sistema Comércio para tratar sobre a reforma tributária e suas implicações, sobretudo no setor empresarial, durante a Semana S. O evento teve início nesta sexta-feira, 16, em Rio Branco, e se estende até domingo, 18, no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), em Rio Branco.

A intenção é fortalecer o ambiente de negócios e promover conhecimento técnico e prático sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelos empresários de todo o país, entre eles o advento da reforma tributária.

Na ocasião, o secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes, juntamente com o consultor tributário da Fecomércio e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Gilberto Alvarenga, falaram sobre as principais mudanças ocorridas pela reforma tributária.

“Temos buscado ajustes técnicos e políticos para minimizar os efeitos negativos da reforma. Ainda há espaço para aperfeiçoamento da regulamentação, e continuaremos atuando nesse sentido”, disse Alvarenga.

Secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes, falou sobre as principais mudanças ocorridas com a reforma tributária. Foto: José Henrique/Sefaz

Para Clóvis Gomes é fundamental esse trabalho de conhecimento desenvolvido pelo Sistema S, uma vez que há mais de 30 anos se fala em reforma tributária e só agora ela está ocorrendo.

“A reforma traz profundas mudanças em todo o sistema, inúmeras dúvidas e, com certeza, a gente tem muita coisa que ainda não está esclarecida e que a gente precisa esclarecer”, disse o secretário adjunto da Receita e um dos palestrantes do evento, Clóvis Gomes.

Ainda segundo ele, a formação do Comitê Gestor, que vai gerir o Imposto de Bens e Serviços (IBS) e instituir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ainda não está definida organizacionalmente.

Programação do evento é uma oportunidade de conhecimento e exercício da cidadania. Foto: José Henrique/Sefaz

“Todos nós vamos ter o reflexo da reforma, dos novos impostos que virão, principalmente os contribuintes, empresários, que terão que gerir e arrecadar o tributo e rear ao Estado. Por isso a importância de falar sobre a reforma, para que tirem suas dúvidas e possam estar um pouco mais preparados quando a reforma começar a valer, agora no início de 2026”, destaca Gomes.

Considerado o maior evento integrado do Sistema Comércio Brasileiro, a Semana S oferta a empresários e a toda a população, oportunidades de conhecimento e exercício da cidadania, além de palestras para incentivar o desenvolvimento e a inovação do setor terciário nacional.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Festival Transamazônico de Cinema LGBTQIAPN+ celebra arte e diversidade: veja programação 5y676m

Raimundo Souza

Tião Bocalom sanciona lei que dispõe sobre o uso facultativo da bíblia nas escolas 2r3i48

Marcio Nunes

Saúde do Acre encerra 2024 com recorde de cirurgias pelo terceiro ano consecutivo e iniciativas inéditas 6u3h1o

Raimundo Souza

TJAC e Iapen concluem curso de Justiça Restaurativa no presídio feminino de Rio Branco 4p4637

Raimundo Souza

Estado garante aluguel social por 90 dias às famílias acampadas no hall da Assembleia Legislativa do Acre 3k3l23

Raimundo Souza

Saiba o que não se pode levar para o Carnaval da Família em Rio Branco 644n3g

Marcio Nunes