23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Força Nacional do SUS reforça apoio a estados afetados por queimadas 4t6a47

Atualizada em 15/09/2024 10:44 1o1s2u

Depois de SP, equipes seguem para o Acre, Amazonas e Rondônia 6y4x6t

© Mayangdi Inzaulgarat/Ibama

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados e municípios afetados pelas queimadas. A partir desta segunda-feira (16), serão realizadas visitas de equipes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.

De acordo com nota divulgada neste sábado pelo ministério, o apoio da Força Nacional ocorrerá em três níveis. O primeiro deles envolve a orientação e organização da rede assistencial, reforçando os serviços, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a maior parte dos problemas pode ser resolvida.

O segundo nível de apoio inclui a expansão da oferta a partir de pontos de hidratação. Já o terceiro nível, se necessário, prevê o uso de estruturas maiores, com espaços otimizados dentro das próprias Unidades Básicas de Saúde ou a partir de estruturas externas, como hospitais de campanha, caso a rede colapse, o que não é o cenário atual.

Sala de situação 5f5a57

Em julho, foi criada a Sala de Situação Nacional de Emergência Climática em Saúde do Ministério da Saúde, juntamente com representantes de estados e municípios e do Distrito Federal, além de instituições de saúde e meio ambiente.

Além das orientações para a população, os informes já publicados pelo Ministério trazem as recomendações de ações a serem implementadas pelos profissionais da vigilância em saúde ambiental. Uma das iniciativas foi a publicação de orientações para a proteção e monitoramento da saúde dos brigadistas florestais.

O Ministério da Saúde mantém monitoramento das áreas afetadas pelas queimadas e incêndios florestais por meio da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (VigiAr). A qualidade da água também é monitorada através do VigiÁgua, e em colaboração com outros órgãos orienta as áreas afetadas em relação ao provimento de água potável.

Agência Brasil/ Juliana Cézar Nunes

Artigos Relacionados 4e5a1r

Instituições realizam reunião de atualização sobre repartição de benefícios para projetos de crédito de carbono 712212

Marcio Nunes

CBF suspende Brasileirão por duas rodadas 4l6934

Marcio Nunes

Cinco apostas vão dividir prêmio da Mega da Virada 3d2s6x

Jamile Romano

INSS diz que notificou todos os 9,4 mi de beneficiários que tiveram descontos; app tem instabilidade 1e5n3y

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco informa data das inscrições para crianças em idade de creches 19159

Raimundo Souza

CCJ: PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara 3m6q3b

Jamile Romano