22.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Fortalecendo a saúde pública regional, Programa Opera Acre realiza mutirão de cirurgias ginecológicas no Alto Acre 6h1f6t

Atualizada em 07/12/2024 15:00 10272k
Ação resultou em 33 cirurgias ginecológicas. Foto: Luan Martins/Sesacre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deu continuidade ao programa Opera Acre com um mutirão realizado neste final de semana, dias 6 e 7, no Hospital Regional de Brasileia, na região do Alto Acre.

A ação resultou em 33 cirurgias ginecológicas, incluindo procedimentos como curetagem uterina, histerectomias totais abdominais e laparotomia exploradora, reafirmando o compromisso do Estado em ampliar o o à saúde pública.

Pacientes como Josenilda Lima, 47 anos, que aguardava há dois anos por uma histerectomia devido a miomas que causavam dores intensas, expressaram alívio e gratidão pela iniciativa:

“É uma grande ajuda ter esse atendimento aqui, no meu município e ajudando tantas outras mulheres que residem nesta regional. Estou muito grata ao governo e à Secretaria de Saúde e todos os profissionais por esse mutirão.”

A paciente Íris Sales, de 52 anos, fez uma histerectomia, também pela presença de miomas. “Graças a Deus chegou o dia, meus exames deram certo e não precisei ir até Rio Branco e só tenho a agradecer a toda equipe, por estar enfim, me livrando de tantas dores”, relatou.

 

Além das cirurgias ginecológicas, a agenda do programa para dezembro inclui um mutirão de cirurgias gerais, entre os dias 20 e 22, encerrando o ano de 2024 com resultados expressivos.

Descentralização como pilar estratégico 3l6r12

Um dos diferenciais do programa Opera Acre é a descentralização dos serviços. Exames preparatórios são realizados nos municípios de residência dos pacientes, enquanto as cirurgias ocorrem em hospitais regionais, como o de Brasileia. Essa logística reduz deslocamentos e aumenta a eficiência, beneficiando especialmente comunidades em áreas remotas.

Jean Alecio, ginecologista e obstetra que participou do mutirão, reforçou a importância dessa abordagem: “Essas mulheres são atendidas em sua própria região, sem a necessidade de viajar para a capital, o que promove mais conforto e ibilidade.”

Avanços cirúrgicos impulsionam a Saúde no Estado 3i6l4m

O mutirão integra uma série de ações que têm colocado o Acre como referência nacional em expansão cirúrgica. Entre 2022 e 2024, o estado apresentou um crescimento de mais de 25% no número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), saindo de 10.256 cirurgias em 2022 para 12.875 até novembro de 2024. Esses números consolidam o estado como líder no ranking nacional de expansão cirúrgica, segundo o Ministério da Saúde.

Esse avanço foi reconhecido durante a 9ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que destacou a eficiência das estratégias adotadas no Acre para reduzir filas de espera e melhorar o atendimento, como explica o secretário de Saúde, Pedro Pascoal:

“O Acre lidera como o estado com a maior taxa de expansão de cirurgias eletivas. Nosso objetivo é zerar as filas de espera, garantindo maior dignidade para os pacientes. Quero parabenizar toda a equipe médica, de enfermagem e de gestão que torna essa conquista possível”.

Iniciativas estratégicas fortalecem o SUS no Acre 3p1b3t

O sucesso do Opera Acre é reflexo de ações estratégicas, como:

  • Mutirões de cirurgias eletivas, focados em áreas como ginecologia, oftalmologia, cirurgia-geral e ortopedia;
  • Parcerias federais e municipais, que viabilizaram maior ree de recursos e aquisição de equipamentos;
  • Interiorização da saúde, garantindo atendimento a moradores de regiões mais distantes;
  • Triagem eficiente, com uso de tecnologia para agilizar os encaminhamentos.

Shirley Nascimento, chefe da regulação de cirurgias da Sesacre, destacou a importância do planejamento: “Após este mutirão em Brasileia, completaremos o cronograma anual com uma ampla cobertura de cirurgias em todo o estado. Estamos encerrando 2024 com resultados que mostram como a descentralização e o esforço coletivo podem transformar a saúde pública.”

Com iniciativas como o Opera Acre, o Estado segue avançando na promoção da saúde pública, garantindo atendimento humanizado e ível à população.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Segurança Pública registra redução de mais de 17% nos roubos em transportes coletivos em Rio Branco 25271f

Marcio Nunes

Servidoras do município participam do encerramento da capmanha Outubro Rosa em Rio Branco 2r3x2g

Marcio Nunes

Estado intensifica divulgação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do Ministério da Saúde 56165c

Jamile Romano

Saúde do Acre promove oficina de aleitamento materno e alimentação saudável em Rio Branco 2t2p4y

Raimundo Souza

Prestação de contas do exercício 2023 da OAB/AC é aprovada no Conselho Federal 23192s

Marcio Nunes

Cirurgião plástico leva experiência do Acre ao 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica 4e6q36

Raimundo Souza