18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Fundhacre reduz espera dos pacientes em 15 dias com laudo de eletrocardiograma emitido em tempo real p5d6i

Atualizada em 26/06/2024 09:03 1d3t4h

A população do Acre celebra mais uma conquista na Saúde: a emissão de laudos de eletrocardiograma (ECG) em apenas 20 minutos na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Anteriormente, os pacientes esperavam entre 10 e 15 dias pelo resultado. A mudança facilitará diagnósticos e tratamentos.

Com investimentos permanentes em tecnologia e capacitação da equipe médica, a Saúde do Acre segue avançando e a mudança promete salvar vidas ao promover rapidez no atendimento e maior eficiência na detecção de problemas cardíacos, destacando a Fundhacre como referência em atendimento ágil e de qualidade.

O avanço é fruto da cooperação entre Fundhacre, Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Núcleo de Telessaúde do Acre, como explica a presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza. “Os pacientes que antigamente vinham fazer esse exame aguardavam até 15 dias para obter o resultado com laudo. Com a parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e o Núcleo de Telessaúde do Acre, nós hoje estamos realizando o exame e o resultado com o laudo sai em tempo real. Os laudos estão sendo emitidos pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, que também é um dos pontos de telediagnóstico que se utiliza da plataforma Telemedicina. Desta forma, o paciente já obtém seu resultado na hora”, explica Ana Beatriz.

Mônica Moraes, coordenadora-geral do Núcleo Telessaúde Acre, reforça que o Acre foi piloto na implantação do telediagnóstico no país. “O telediagnóstico foi implantado aqui no estado em 2017. O Acre foi o piloto nessa oferta nacional e a gente já está com o serviço em 18 municípios e 40 pontos de telediagnóstico. A Fundação é mais um, e para nós é importante essa parceria. Nós sabemos que existe uma demanda grande no nosso estado, e muitos pacientes ainda são atendidos na Fundação Hospitalar. Então, existia uma demora nesses resultados dos laudos, que agora não vai existir mais porque o resultado sai quase que de imediato. Então, tudo isso é benefício para o nosso paciente. É redução de custos, redução do tempo de espera também para demais procedimentos ou até na condução dos casos daqueles pacientes que tiverem alguma alteração importante no seu exame”, ressalta.

A senhora Francisca Irene, de 60 anos, aprovou a melhoria. “Essa mudança foi muito boa. Eu já tinha feito esse exame antes e demorou muito a sair o laudo. Graças a Deus [vou sair daqui com meu resultado na mão], né? Muito bom isso”, afirmou a paciente.

A opinião é a mesma compartilhada pela paciente Maria Elza Azevedo de Souza, de 50 anos. “Eu vim acompanhar a minha mãe. Ela foi chamada pra fazer uma cirurgia e aí a gente veio fazer o eletro antes. [Sair daqui com o laudo na mão] é ótimo, né? Assim, possibilita ao paciente agilizar mais a sua cirurgia, porque antes ia demorar bem mais, né? E agora minha mãe já vai entregar os resultados. Então, é maravilhosa essa evolução”, avaliou a paciente.

Moradora de Porto Acre, a paciente Maria do Socorro, de 60 anos, conta que a melhoria vai diminuir as idas e vindas à Fundação. “É muito bom, né? Acho que vai ser bem mais ágil, né? A gente vai conseguir, porque antes demorava demais e às vezes nem dava certo, e pra mim vai ser muito bom, principalmente porque eu moro longe e aí a gente gasta muito para estar para lá e para cá, para vir fazer o exame, depois vir pegar o resultado e agora a gente já levar em mãos é bem mais prático. Para mim é bem melhor. Foi uma mudança muito boa”, opina.

Com a parceria de sucesso, a expectativa é de que novas melhorias sejam anunciadas em breve, como os serviços de telerretinografia e tele-espirometria, promovendo agilidade também nas avaliações oftalmológicas e pulmonares.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Idaf realiza ações de controle de focos de raiva dos herbívoros no Acre 6f9e

Marcio Nunes

Polícia Militar do Acre aponta redução expressiva nos índices de criminalidade em 2024 rn1b

Marcio Nunes

Com o apoio do MP e de órgãos parceiros, Central de Referência em Educação Especial soma mais de 800 atendimentos e avança na inclusão e autonomia de estudantes neuroatípicos 36391m

Raimundo Souza

A Santa Casa da Amazônia e o Vereador Joabe Lira levaram sábado (24), amor e saúde a o ramal Itucumã; Veja 3ny2l

Raimundo Souza

Vacinação contra gripe: população acreana tem até 31 de janeiro para se imunizar 3f582f

Jamile Romano

Pesquisa da Fecomércio Acre Aponta Expectativa Positiva de Empresários e Consumidores no Acre para o Dia das Crianças 5vn6k

Jamile Romano