23.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Cameli e presidente do TJAC discutem implantação do método Apac no Acre 1w3g4f

Atualizada em 09/05/2024 17:13 6s396l

O governador Gladson Cameli e a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 9, no Palácio Rio Branco, para discutir a implantação do método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no estado.

A Apac, criada em 1972 em São José dos Campos (SP), conta atualmente com 64 unidades em funcionamento em todo o Brasil, a maioria delas em Minas Gerais. Segundo dados da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), mais de 6 mil pessoas cumprem penas nas Apacs, nos regimes fechado, semiaberto e aberto.

A ideia é que, por meio dessas associações, os presos tenham a oportunidade de reencontrar sua dignidade como seres humanos, além de acreditar verdadeiramente em sua recuperação, algo que muitas vezes não é possível no sistema prisional tradicional.

“Essa parceria entre o Tribunal de Justiça e o governo do Acre para a implantação das Apacs demonstra nosso compromisso em promover uma justiça mais inclusiva e eficiente. Estamos empenhados em oferecer oportunidades de reabilitação para os reeducandos, contribuindo para um estado mais seguro e justo para todos”, destacou o governador.

A presidente do TJAC destacou que o projeto Apac visa um cumprimento de pena de forma humanitária e inclusiva, alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no programa Pena Justa. Ela ressaltou a importância de proporcionar melhor capacitação e reeducação aos reeducandos, de acordo com a Lei de Execução Penal.

A expectativa é que a implantação de unidades da Apac no Acre se inicie ainda este ano, começando com unidades voltadas para mulheres reeducandas. Será necessário identificar um local e realizar as obras de instalação do espaço, sendo o responsável pela associação nomeado pelo governador.

Representantes do Instituto de istração Penitenciária (Iapen) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também participaram da reunião, que contou ainda com a presença do desembargador Samuel Evangelista.

Além da discussão sobre as Apacs, a presidente Regina anunciou a instalação de nove fábricas de chinelos nos presídios acreanos, ressaltando a importância da ressocialização. Ela também destacou os projetos apoiados pelo TJAC em parceria com o governo do Estado.

“Estou confiante de que a implantação das Apacs no Acre marcará um novo capítulo na busca por uma justiça mais humanizada e eficaz. Com esse projeto, estamos dando os significativos rumo à ressocialização dos reeducandos e à redução da reincidência criminal em nosso estado”, reforçou Regina Ferrari.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Tarauacá: MPAC recomenda que o Município adote medidas de prevenção e combate à dengue 3p562z

Jamile Romano

Fundhacre oferece alimentação de qualidade e adaptada para pacientes e acompanhantes 73t58

Raimundo Souza

Equipe de bombeiros do Acre integra missões de resgates de famílias alagadas no Rio Grande do Sul 643ys

Jamile Romano

Com nova regra, juros do rotativo do cartão não poderão ultraar dívida original a partir de hoje; entenda t4e6j

Jamile Romano

Rio Branco é a cidade com ar mais poluído do mundo nesta quinta, diz plataforma da ONU 5a272z

Jamile Romano

Com 160 pacientes beneficiadas, governo encerra a programação do Opera Acre Mulher h3f5h

Raimundo Souza