33.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Cameli prestigia festa em celebração aos 120 anos de Cruzeiro do Sul 6p2b13

Atualizada em 29/09/2024 07:29 1b96i

Cruzeiro do Sul, conhecida como a capital nacional da farinha de mandioca, a terra dos Náuas e a princesinha do Juruá, está em festa neste sábado, 28. Seus quase cem mil habitantes celebram 120 anos de uma história marcada por lutas, conquistas e busca por prosperidade. O governador Gladson Cameli prestigiou a festa realizada na Praça Orleir Cameli, região central do município.

Governador Gladson Cameli prestigiou festa em celebração ao aniversário de Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao lado de políticos e autoridades locais, o chefe do Executivo discursou para as milhares de pessoas presentes ao evento, que se iniciou com desfile cívico-militar. “São 120 anos de força, de coragem e de uma história que honra não somente nossos anteados, mas também as gerações do presente e do futuro”, destacou.

Gladson Cameli agradeceu a sua terra natal pelas oportunidades concedidas no cenário político, entre elas, a de gerir o Acre durante dois mandatos. “Eu só tenho gratidão a Deus, à minha família e ao povo da terra onde nasci por ter me confiado a missão de governar o nosso Estado por dois mandatos, e ainda representá-los como deputado federal e senador da república”, proferiu.

Gladson Cameli: “São 120 anos de uma história que honra o seu povo”. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governante acreano enfatizou, ainda, a importância do trabalho de homens e mulheres que, por meio do suor derramado no solo cruzeirense, colaboraram com a construção de uma localidade que caminha a os largos rumo ao progresso. Segundo o gestor, a união de esforços é a chave para seguir desenvolvendo a segunda maior cidade dos acreanos.

“Aqui, diante dessa festa linda, faço uma reflexão sobre a importância da união para fazer de Cruzeiro do Sul, coração da economia do Juruá, um lugar cada vez mais próspero de se viver. Quero parabenizar a união de esforços entre o governo do Estado, a Prefeitura, a Assembleia Legislativa, os nossos deputados federais e os nossos senadores, uma aliança que tanto tem trabalhado pelo desenvolvimento da nossa cidade. Fazer Cruzeiro do Sul crescer é transformar o Acre num estado de oportunidades e mais digno à população”, declarou Cameli.

Henrique Afonso: “Não tenho dúvidas de que virá um futuro ainda mais próspero para a nossa gente”. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É um momento especial para todos nós. O dia 28 de setembro é muito significativo, um símbolo de civismo e de patriotismo de cada cruzeirense. É quando expressamos o que somos para o Acre, Brasil e o mundo. Não tenho dúvidas de que teremos um futuro ainda mais pujante para o nosso município, sobretudo, com o crescimento do agronegócio, com a vinda do linhão para cá, com a consolidação e reestruturação da BR-364, a futura ligação comercial da região com o Peru, por exemplo. São grandes as nossas expectativas”, ratificou o vice-prefeito Henrique Afonso.

Festa que aquece a economia 296h1g

A festa do aniversário de Cruzeiro do Sul, realizada pela Prefeitura Municipal, tem o governo do Estado como parceiro. Além do desfile cívico-militar, a festividade conta com a Feira do Empreendedor, uma oportunidade para a geração de renda e riqueza, que aquece a economia local.

Ao todo, 50 empreendedores atuarão com vendas de bebidas e comidas típicas, faturando um dinheirinho extra, que ajuda no orçamento de casa e na realização de projetos familiares.

“Todos os anos em que fazem a Feira do Empreendedor, eu e minha família participamos. É um dinheirinho que ajuda em casa e a realizar sonhos, como foi o caso da minha irmã, que comprou um carro novinho. Estou com boas expectativas de vender bastante hoje”, disse a empreendedora Eliete Nascimento Monteiro, que comercializa comidas típicas, como carnes na chapa e de sol.

O artesanato se tornou solução para os problemas financeiros da família de Nilma Nascimento dos Santos. A empreendedora celebra mais uma oportunidade de comercializar seus produtos, feitos à base de matéria-prima como sementes e fibras, na Feira do Empreendedor. “O Artesanato se tornou a principal fonte de renda e de sustento da minha família. Hoje, estou aqui aproveitando o momento, com a meta de vender bastante, porque temos que aproveitar as oportunidades”, reforça.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governo federal reconhece Decreto de Emergência em Rio Branco após erosão na ETA 2 3k502q

Jamile Romano

Moradora de seringal no Acre estuda espanhol a distância em curso do Centro de Estudo de Línguas 6w254v

Jamile Romano

Ação humanitária do governo entregou mais de 146 toneladas em alimentos para atingidos pelas enchentes 59386s

Marcio Nunes

Governo convoca novos agentes socioeducativos para curso de formação 445m11

Jamile Romano

Ministério da Saúde registra caso de anomalia congênita associada à Febre do Oropouche 35d5b

Jamile Romano

Com incentivos do governo, Xapuri é a terceira cidade com maior produção de castanha no Brasil 31351p

Jamile Romano