22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre auxilia o Saerb na manutenção das estações de tratamento de água em Rio Branco 443xi

Atualizada em 15/03/2025 07:13 1svv

Para auxiliar o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) nas atividades de manutenção das Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), o governo do Acre, por meio das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), está atuando no local desde a manhã da quinta-feira, 13, para viabilizar o reparo das bombas.

De acordo com o comandante do CBMAC, coronel Charles Santos, inicialmente a missão era apenas transportar os técnicos até a ETA 2, permitindo que eles ficassem mais próximos da estrutura devido à forte correnteza, além de realizar as amarrações necessárias. Durante o processo, foi identificada a necessidade de reforçar também as amarrações na ETA 1. No entanto, o grande volume de balseiros descendo pelo rio acabou provocando um incidente, resultando no desprendimento da estrutura, que afundou.

“Nesse momento, foi necessária a atuação direta dos bombeiros, tanto para reforçar as amarrações quanto para realizar mergulhos e estabilizar os materiais, conduzindo o restante da balsa para um local mais seguro, onde seria avaliada a possibilidade de manutenção. Esse trabalho se estendeu ao longo do dia, sendo que, por volta das 20h, um guindaste foi levado até o local para auxiliar na estabilização da embarcação e das bombas. A intenção é que, nesta sexta-feira, 14, os trabalhos continuem para reposicionar a estrutura no local adequado”, explicou o comandante.

Durante todo o processo, os bombeiros realizaram mergulhos constantes para garantir a segurança da equipe e possibilitar a recuperação do material. Foram 12 horas de trabalho ininterrupto, contando com a colaboração do Deracre, do Corpo de Bombeiros e da equipe de manutenção das bombas.

“Foi um serviço altamente complexo, levando em conta o grande volume de água, a quantidade de entulhos e balseiros descendo pelo rio, a velocidade da correnteza, as chuvas e as condições adversas do clima, além da instabilidade do solo. Ou seja, um trabalho extremamente desafiador e perigoso”, acrescentou o coronel Charles Santos.

Corpo de Bombeiros atua ativamente na ação. Foto: Samuel Moura/Secom

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, conta que o órgão tem prestado auxílio na retirada de balseiros e na manutenção das ETAs 1 e 2  de forma contínua, semana após semana. “O flutuante da ETA 2 se desprendeu, sendo levado pela correnteza e naufragando no Rio Acre até a Ponte Metálica. Ao chegar lá, a equipe do Deracre com um rebocador, conseguiu conter o flutuante, evitando que ele fosse arrastado ainda mais pelo rio”, frisou Sula Ximenes.

Além desse e, o Deracre também atuou na logística do resgate. “Com o auxílio de uma escavadeira hidráulica e um guincho, a equipe conseguiu retirar o flutuante da água e transportá-lo em um caminhão prancha para que asse por manutenção. Foi uma operação complexa, exigindo a união de esforços para garantir a recuperação da estrutura”, destacou a presidente da autarquia.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Inscrições para Sarau do Servidor em Rio Branco e Cruzeiro do Sul continuam abertas 5b5l5s

Marcio Nunes

Governo do Acre consegue autorização para realizar transplante de rim na Fundhacre 2b6hk

Jamile Romano

Alysson Bestene é nomeado para comandar Secretaria de Educação de Rio Branco 2j694b

Jamile Romano

Energisa marca presença pela primeira vez na Expoacre Juruá gu1o

Jamile Romano

Presidente da Câmara quer parceria com ALEAC e enaltece gestão de Nicolau 3l1727

Jamile Romano

MEC rea R$ 36,8 milhões ao Acre para Programa Escola em Tempo Integral 3r3z1n

Jamile Romano